Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Reunião com parceiros estratégicos potencializa intersetorialidade na Busca Ativa Escolar

Todas as notícias Categorias

02/09/2024Undime

Reunião com parceiros estratégicos potencializa intersetorialidade na Busca Ativa Escolar

Encontro discutiu o planejamento geral da estratégia e aconteceu no dia 26 de agosto

Traçar e reforçar meios de aprimoramento da atuação intersetorial na Busca Ativa Escolar. Foi com este objetivo que a Gestão Nacional e os parceiros da estratégia se reuniram, na segunda-feira, 26 de agosto, na sede do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Brasília.

A reunião contou com a participação de representantes do UNICEF, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A Undime foi representada pela coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista; pelo assessor de Projetos, Vilmar Klemann; e pela coordenadora de Projetos, Renata Dias.

“Encontros como esse reforçam as parcerias estabelecidas, ajudando a fortalecer a intersetorialidade e a rede de proteção por meio da Busca Ativa Escolar. Debatemos como cada uma das organizações parceiras da estratégia pode, cada vez mais, dentro da sua rede de políticas públicas, impulsionar e engajar secretários e técnicos de todo o país nesse pacto intersetorial de fortalecimento da rede de proteção para que sejam garantidos todos os direitos de crianças e adolescentes, em especial o direito à educação”, explicou Daniella Rocha, Oficial de educação do UNICEF Brasil e integrante da Gestão Nacional da Busca Ativa Escolar.

Programação

Partindo de dados acerca do acesso à escola, exclusão e abandono escolar e dos estudos realizados pelo UNICEF sobre pobreza multidimensional e sobre violências contra crianças e adolescentes, os participantes analisaram o contexto brasileiro, considerando as relações entre as diversas variáveis que levam meninas e meninos a deixarem a escola.

Também foram debatidos os avanços da Busca Ativa Escolar e os próximos passos a serem dados, a partir da análise do planejamento da estratégia para 2024. Readesão dos municípios, atuação dos estados e a importância do regime de colaboração para fortalecer as redes municipais de todas as políticas foram alguns dos aspectos debatidos.

A potencialização da atuação dos parceiros estratégicos na Busca Ativa Escolar foi pensada tanto na perspectiva de engajar ainda mais as seccionais da Undime, do Congemas e do Conasems, mas também de como as políticas e programas de cada área podem endereçar encaminhamentos para atendimento de crianças e adolescentes.

Participantes

Além dos representantes da Undime, estiveram presentes Penélope Regina Silva de Andrade, presidente do Congemas; Valdiosmar Vieira Santos, diretor do Congemas; Marcela Alvarenga, assessora técnica do Conasems; e os representantes do UNICEF: Mônica Pinto, chefe da área de Educação do órgão no Brasil; Daniella Rocha, Júlia Ribeiro, Ana Carolina Fonseca e Daniella Aranha, oficiais de educação; Liliana Chopitea, chefe de Proteção Social UNICEF; e Gilberto Boari, oficial de monitoramento e avaliação UNICEF.

Fonte: Busca Ativa Escolar com adaptações


Parceria institucional