Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Parceria entre Undime e Fundação Telefônica Vivo oferece cursos gratuitos e certificados para educadores

Todas as notícias Categorias

11/09/2023Undime

Parceria entre Undime e Fundação Telefônica Vivo oferece cursos gratuitos e certificados para educadores

Cidadania Digital nas escolas e recomposição de aprendizagem são os temas das formações. Saiba mais!

A formação continuada é fundamental para que educadores, gestores e dirigentes reflitam sobre suas práticas e reforcem o compromisso com uma educação de qualidade para todos.

Pensando nisso, a Undime, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, abre inscrições para o segundo ciclo de formações a distância deste ano. A iniciativa disponibiliza três cursos com temas atuais e relevantes, que já podem ser realizados na plataforma Escolas Conectadas.

As inscrições são on-line e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3KAjvMA até o dia 8 de outubro. É recomendado que os educadores escolham apenas um curso neste primeiro momento.

Uma vez inscritos, os participantes podem começar imediatamente e terão 45 dias para finalizar a formação. A carga horária das formações ofertadas varia de 10 a 48 horas, sendo todas autoformativas, ou seja, os educadores podem avaliar qual deles se encaixaria melhor dentro da sua rotina.

Conheça os cursos oferecidos nesta primeira oferta de 2023:

Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet

O curso busca capacitar docentes, coordenadores pedagógicos e gestores de tecnologias educacionais para que realizem e encorajem, entre crianças e jovens, um uso seguro, responsável e consciente da Internet. Tem como base a formação “Educando para boas escolhas on-line”, uma produção da SaferNet Brasil. A adaptação desenvolvida para o escopo do projeto Escolas Conectadas conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Ao longo das 48 horas da formação, o educador conhecerá ações educativas e de sensibilização sobre cidadania digital dentro e fora da escola, o curso alinha-se a propostas de diferentes áreas do conhecimento.

Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula?

Uma outra opção para entender mais sobre a Cidadania Digital é o curso autoformativo, de 10 horas. Aqui o educador terá oportunidade de realizar um curso de introdução ao tema, navegando por recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia. Ele conhecerá ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line.

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Este curso de 10h aborda as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. Dentro de um contexto de defasagem, sobretudo no período pós pandemia, muitos professores têm se questionado: “como saber se meu aluno está avançando?”.

O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico. Também conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências, ferramentas essenciais do processo e das estratégias avaliativas, a fim de viabilizar o avanço da turma. Serão apresentadas boas práticas e dicas para trabalhar com evidências no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, observando as realidades das escolas do País.


2ª oferta de cursos da plataforma Escolas Conectadas 2023
Período de inscrição:11 de setembro até 8 de outubro
Período de realização do curso: de 11 de setembro até 23 de outubro
Para fazer a sua inscrição e iniciar a sua formação, acesse: https://bit.ly/3KAjvMA 

 

Fonte: Fundação Telefônica Vivo com adaptações


Parceria institucional