Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime se reúne com a Secadi e discute sobre as políticas de educação especial e de jovens e adultos

Todas as notícias Categorias

05/09/2023Undime

Undime se reúne com a Secadi e discute sobre as políticas de educação especial e de jovens e adultos

Encontro aconteceu na última sexta-feira (1º), no Ministério da Educação, em Brasília; políticas devem ser lançadas ainda este mês

O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, e o presidente da Undime Região Sudeste e Seccional São Paulo, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, estiveram na capital federal, no dia 1º de setembro, e na ocasião, aproveitaram a oportunidade e se reuniram com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, Zara Figueiredo.

No encontro, os representantes da Undime puderam receber mais informações sobre a política pública de educação especial na perspectiva inclusiva, que deverá ser lançada em breve pelo Ministério. Nesse sentido, aproveitando o espaço aberto para contribuições acerca da temática, os professores Alessio e Luiz Miguel colocaram a instituição à disposição para colaborar com o debate e anunciaram que a plataforma Conviva Educação realizará uma websérie como forma de dar amplitude à política e todas as questões que a envolvem.

De acordo com o MEC, a política deve beneficiar 1,6 milhão de alunos da educação básica; 63 mil estudantes do ensino superior; 106 mil gestores escolares; 48 mil professores de Atendimento Educacional Especializado e 1,2 milhões de professores de classes comuns.

Durante o programa Café com o Presidente, realizado nesta terça-feira, 5 de setembro, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou que a política será implementada pelo MEC nas redes municipais, estaduais, distrital, além das universidades e institutos federais. Serão envolvidos, além do Ministério da Educação, estados e municípios, sociedade civil organizada, sindicatos, ministérios de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Social, além do Ministério Público e Defensoria Pública.

Outro ponto abordado na reunião com a Secadi foi a Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que será lançada pelo Ministério no fim de setembro. Assim como a política de educação especial na perspectiva inclusiva, o Conviva também promoverá uma série na plataforma sobre esse assunto.

Em breve serão divulgadas mais informações. Aguardem!

Fonte/Foto: Undime


Parceria institucional