Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > MEC passa orientações aos estados e municípios sobre inserção das informações das condicionalidades do VAAR/Fundeb no Simec

Todas as notícias Categorias

05/10/2022Undime

MEC passa orientações aos estados e municípios sobre inserção das informações das condicionalidades do VAAR/Fundeb no Simec

Prazo foi prorrogado para 16 de outubro devido a uma falha de sincronização dos arquivos incluídos no âmbito do módulo PAR4; 2.890 municípios e 8 estados precisarão excluir os arquivos corrompidos e reinserir novos; confira se o seu está entre eles

 

O Ministério da Educação prorrogou para 16 de outubro de 2022 o prazo para inserção das informações das condicionalidades do VAAR/Fundeb no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Saiba mais aqui.

A ampliação do prazo, de acordo com a Secretaria de Educação Básica do Ministério, se deu pela falha de sincronização dos arquivos incluídos no âmbito do módulo PAR4 no período de 12/9/22 a 15/9/22, durante a migração da base de dados do Simec para o ambiente de nuvem, procedimento que o Ministério da Educação tem adotado recentemente, com o objetivo de melhoria de desempenho do sistema.

Segundo a pasta, diante desse cenário, a falha de sincronização atingiu 2.890 municípios e 8 estados, que precisarão excluir os arquivos corrompidos e reinserir novos.

Em ofício enviado à Undime e ao Consed, o MEC informa que o "impacto causado pelo problema operacional restringe-se aos arquivos armazenados no repositório, não havendo prejuízo a outras informações de registros e referências inseridos no sistema, como dados de formulários ou informações de cadastros" e que "para melhor orientação dos usuários, quando do acesso às informações prejudicadas (arquivos corrompidos), será apresentada uma mensagem de erro, informando que o arquivo não existe, dada a exclusão. Nesse contexto, o usuário deverá remover a referência na aplicação e inserir o arquivo novamente, conforme tutorial". Clique e acesse o tutorial.

Acesse o Ofício 78/2022 do MEC com explicações sobre a dilação de prazo para atendimento das condicionalidades previstas nos incisos I, IV e V do § 1º do art. 14, da Lei nº 14.113/2020.

Acesse o tutorial de inclusão dos documentos do indicador 1.8 - Fundeb do Simec/PAR4 em função de erro ocorrido na migração de dados para o ambiente de nuvem.

Acesse a Resolução Nº 3/2022 que trata da prorrogação do prazo para 16 de outubro de 2022.

Clique aqui e confira a relação dos 2.890 municípios que necessitam anexar os documentos novamente.

Clique aqui e confira a relação dos 8 estados que necessitam anexar os documentos novamente.

Fonte: Undime


Parceria institucional