Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2022 vai até 17 de março

Todas as notícias Categorias

06/03/2023Undime

Coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2022 vai até 17 de março

Declaração deve ser feita no Sistema Educacenso ou por migração de dados. Nesta etapa, Inep apura movimento e rendimento dos estudantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue com a segunda etapa do Censo Escolar 2022 até o dia 17 de março. As escolas de educação básica devem fazer a declaração, por meio dos formulários do Sistema Educacenso ou por migração de dados. Nesta etapa da pesquisa estatística, o Inep coleta informações sobre a chamada Situação do Aluno, para verificar o movimento e o rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar.

Os resultados da primeira etapa (Matrícula Inicial) foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto no dia 8 de fevereiro. Os dados apresentados (disponíveis no portal do Inep) trazem informações sobre escolas, turmas, gestores e profissionais em sala de aula, além das características do alunado.

O Censo Escolar 2022 revelou aumento no número de matrículas na maioria das etapas de ensino, com retomada aos patamaresobservados até antes da pandemia de covid-19;

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o Sistema Educacenso

Confira os materiais de orientação do Censo Escolar

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/coleta-da-2a-etapa-do-censo-escolar-2022-vai-ate-17-3 


Parceria institucional