Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Região Sudeste debate Escola em Tempo Integral

Todas as notícias Categorias

06/10/2023Undime

Região Sudeste debate Escola em Tempo Integral

Undime marcou presença no evento do Ministério da Educação, que aconteceu em Diadema/SP, nos dias 4 e 5 de outubro



A Undime participou da etapa Sudeste do "Seminário Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral". O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é elaborar um documento nacional com os princípios orientadores da educação integral em tempo integral por etapas e modalidades na educação básica.   

O evento aconteceu, nos dias 4 e 5 de setembro, presencialmente em Diadema/SP, foi transmitido pelo canal do YouTube do MEC e reuniu profissionais da educação, pesquisadores, representantes de redes de ensino, fóruns de conselhos, universidades, organizações da sociedade civil e ministérios atuantes na agenda.

Na ocasião, a Undime foi representada pelo presidente da Região Sudeste, seccional SP e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia; e pela presidente da Undime/MG e Dirigente Municipal de Educação de Moema/MG, Ednamar Assunção.

Na abertura dessa etapa, a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral, Raquel Franzim, representou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. Raquel destacou as três prioridades do Ministério para a educação básica brasileira: o compromisso inegociável com o direito a ler e escrever de todos os estudantes, a ser lançado no primeiro semestre por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; a conectividade, com o lançamento da Estratégia Nacional Escolas Conectadas; e o Programa Escola em Tempo Integral, iniciativa para expandir o tempo escolar dos estudantes em todas as fases da vida, da creche ao ensino médio.

Para ela, essa expansão temporal deve estar a serviço de uma educação integral, completa e de qualidade, sem deixar nenhuma criança, professor ou comunidade para trás. “Uma educação que considere todas as dimensões do ser humano, a participação social, desde os bebês das creches até os adolescentes, jovens e adultos que voltam para estudar, que pense nas matrizes étnico-raciais no currículo brasileiro, além do enfrentamento das emergências humanitárias e climáticas que a gente vem enfrentando”, destacou. Segundo Raquel Franzim, o seminário é um espaço de debate, de plenárias e de escuta para dialogar e aprimorar as políticas públicas educacionais.

O evento está sendo realizado em todas as regiões do Brasil pelo Ministério da Educação e já passou pelo Centro-Oeste, nos dias 3 e 4 de agosto; pelo Norte, nos dias 23 e 24 de agosto; e pelo Nordeste, nos dias 27 e 28 de setembro. A etapa Sul será em Porto Alegre/RS, nos dias 19 e 20 de outubro.

Confira:

Video da transmissão | 4/10 | Manhã
Vídeo da transmissão | 4/10 | Tarde
Vídeo da transmissão | 5/10 | Manhã
Vídeo da transmissão | 5/10 | Tarde

Fonte: Undime com informações do MEC
Fotos: Undime


Parceria institucional