Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escolas já podem solicitar recursos do Cantinho da Leitura

Todas as notícias Categorias

07/11/2023Undime

Escolas já podem solicitar recursos do Cantinho da Leitura

Recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada são de R$ 183 mi e provêm do Programa Dinheiro Direto na Escola. Selecionadas terão até 10 de novembro para definirem investimentos

A partir da segunda-feira, dia 6 de novembro, as escolas previamente selecionadas pelas secretarias de educação já podem acessar o sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo para indicarem como utilizarão os recursos de criação do Cantinho da Leitura. O prazo se estenderá até o dia 10 de novembro.

A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou R$ 183 milhões, por meio do PDDE, e o financiamento será destinado à criação de espaços de incentivo à leitura nas salas de aula de escolas públicas.

Nesse primeiro estágio de seleção, as escolas consideradas elegíveis atenderam a critérios específicos, como possuírem matrículas válidas em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental — conforme os dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2022, Unidade Executora Própria (Uex) —, além de estarem adimplentes junto à rede de ensino e devidamente cadastradas no PDD Web.

Os investimentos no Cantinho da Leitura devem estar alinhados com a faixa etária, o contexto sociocultural, o gênero e a diversidade étnico-racial dos estudantes, em conformidade com as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Além disso, parte dos fundos será direcionada para a obtenção de recursos pedagógicos, que contribuirão para a ambientação desses espaços. Essa ação vai além da criação de ambientes agradáveis à leitura: busca que as crianças tenham contato direto com os livros e estimula o hábito e o gosto de ler, colaborando para a formação de leitores ávidos. A iniciativa é uma oportunidade valiosa para aprimorar o ambiente de aprendizado nas escolas. Isso impulsiona a alfabetização, o estímulo à leitura e o desenvolvimento infantil.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/Novembro/escolas-ja-podem-solicitar-recursos-do-cantinho-da-leitura 


Parceria institucional