Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições abertas para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Todas as notícias Categorias

08/09/2022Undime

Inscrições abertas para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Programa já possui mais de 6.500 titulados e abrirá novas vagas para 2023

 (Foto: Freepik)

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) divulgou o edital oficial para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior (IES) colaboradoras, o Profmat é um programa de mestrado profissional na área de Matemática com oferta em todo Brasil.

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Profmat conta com apoio Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para o exercício da docência na educação básica, especialmente para professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Profmat até às 17h do dia 3 de outubro de 2022. Ao todo, serão ofertadas 1.400 vagas em 104 campi de 82 Instituições Associadas para ingresso no programa em março de 2023.

A distribuição de vagas será feita da seguinte forma: primeiro, haverá uma lista geral de aprovados e depois uma lista de espera em cada IES. No caso de não preenchimento de vagas pelos classificados, será feita uma reclassificação para atender à lista de espera, que dará prioridade aos candidatos que sejam professores das redes públicas de educação básica.

O atendimento dessa lista de espera é na mesma Instituição. Se uma instituição oferta 20 vagas e tem em sua lista de classificados 30 candidatos, essa IES poderá receber mais vagas para atender ao número de classificados totais, divulgando uma reclassificação, mas sempre dando prioridade à rede pública. Depois disso, possíveis vagas remanescentes serão repassadas a professores da rede privada.

O exame será realizado no dia 22 de outubro, com início previsto para às 14h e término às 17h. As Comissões Acadêmicas Institucionais de cada IES serão as responsáveis por divulgar, até o dia 14 de outubro, o local de realização da prova para cada campus.

A avaliação, que busca aferir o domínio matemático dos candidatos, terá 30 questões de múltipla escolha. O exame irá avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos inscritos. Para mais detalhes sobre o cronograma do Profmat, acesse o edital na íntegra.

Profmat da SBM

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Matemática já oferece o Profmat na modalidade de mestrado profissional, com mais de 6.500 titulados em diversas Universidades do país. O programa, além de recomendado pela Capes, também foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5, a nota máxima para programas de mestrado.

O Profmat é gratuito e é assegurado pelas IES que integram a Rede Nacional do Profmat, denominadas de Instituições Associadas. São elas as responsáveis pela coordenação das atividades do mestrado em seus respectivos locais de ensino.

Fonte: Profmat com adaptações

https://profmat-sbm.org.br/2022/08/30/sbm-divulga-edital-para-proxima-edicao-do-profmat/ 


Parceria institucional