Você está aqui: Página Inicial > Notícia > 44 mil escolas podem pedir recursos para Cantinho da Leitura

Todas as notícias Categorias

08/11/2023Undime

44 mil escolas podem pedir recursos para Cantinho da Leitura

Número corresponde a 95,8% do total de escolas elegíveis para obterem recursos do Compromisso Criança Alfabetizada, do MEC, voltados à criação de espaços de leitura

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 6 de novembro, as secretarias municipais e estaduais de educação selecionaram 44.017 escolas para acessarem recursos que viabilizarão Cantinhos de Leitura nas salas de aula de escolas públicas. A assistência financeira em questão foi disponibilizada pelo MEC no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, mediante o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O número corresponde a 95,8% do total de escolas elegíveis (45.940) para a obtenção.

As escolas consideradas elegíveis para a solicitação do recurso atenderam a critérios específicos, como possuírem matrículas válidas em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental — conforme os dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2022, Unidade Executora Própria (Uex) —, além de estarem adimplentes junto à rede de ensino e devidamente cadastradas no PDD Web.  

Números – De acordo com o balanço, 5.168 redes estaduais e municipais realizaram a seleção. Das 5.242 escolas estaduais elegíveis para o recebimento do recurso, 5.090 (97,1%) foram selecionadas. No âmbito dos municípios, as redes selecionaram 38.927 escolas (95,6%) dentre as 40.698 elegíveis.

Por outro lado, 298 municípios, distribuídos em 15 estados, deixaram de realizar a seleção. A maior parte deles está concentrada nos seguintes estados: São Paulo (144), Rio Grande do Sul (65) e Goiás (26), sendo este último o único cujas escolas não foram selecionadas pela rede estadual.

Confira o número de redes municipais que não selecionaram escolas:

(Fonte: Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Dados atualizados em 3/11/2023)

 

 

Recurso – Ao todo, serão disponibilizados R$ 183 milhões para a implementação dos espaços de incentivo à leitura. As escolas pré-selecionadas podem solicitar o recurso até 10 de novembro, por meio do sistema do PDDE Interativo, indicando a forma de utilização dessa assistência financeira. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/Novembro/44-mil-escolas-podem-pedir-recursos-para-cantinho-da-leitura 


Parceria institucional