Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de evento que celebra 15 anos do Programa Saúde na Escola

Todas as notícias Categorias

08/12/2022Undime

Undime participa de evento que celebra 15 anos do Programa Saúde na Escola

Programa é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, cujo objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes das redes públicas de ensino da educação básica

A Undime marcou presença, nestas quarta (7) e quinta-feira (8), em Brasília, no evento que celebrou os 15 anos do Programa Saúde na Escola. Na ocasião, o assessor de Projetos, Vilmar Klemann, representou a instituição.

No evento foram apresentados resultados e experiências que mostram a importância da articulação e integração entre escolas e Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, o Saúde na Escola, em parceria com o Ministério da Educação, beneficia mais de 23,4 milhões de estudantes em todo Brasil.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, saúde e educação são um binômio indissociável. "Por isso são consagradas na nossa Carta Magna como direitos complementares. Sem educação e sem saúde, nunca vamos construir o Brasil que queremos para o nosso futuro", declarou o ministro na abertura do evento.

No ciclo 2021/2022, o Programa contou com a participação de 5.422 municípios, o que corresponde a 97% dos municípios brasileiros, contemplando 97.389 mil escolas.

No âmbito do Ministério da Educação (MEC), o Saúde na Escola é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e se destaca como um programa estratégico. O secretário adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Vieira, participou da abertura do evento e destacou a importância do Programa. “A medida considera o ambiente escolar um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças, bem como fortalece a relação entre as redes públicas de saúde e de educação”, destacou Helber Vieira.

Sobre o Programa Saúde na Escola

O Programa é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, cujo objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

Na prática, profissionais de saúde e educação se unem para promover ações de saúde voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades e ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Por meio do Saúde na Escola são atendidos estudantes das zonas rurais, urbanas, quilombolas e indígenas, assim como o público da educação especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: Undime com informações do Ministério da Saúde e da Educação
Fotos: Walterson Rosa/MS


Parceria institucional