Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime participa de encontro sobre educação especializada na região Sudeste

Todas as notícias Categorias

09/11/2022Undime

Undime participa de encontro sobre educação especializada na região Sudeste

Evento do MEC é realizado no Rio de Janeiro

 

A Undime participa, nos dias 9 e 10 de novembro, da Reunião Técnica e de Monitoramento das Ações da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC). O encontro que tem que sido realizado nas cinco regiões do país, desta vez, está na Região Sudeste e pretende fortalecer o regime de colaboração entre União, estados e municípios, compartilhamento de boas práticas e esclarecimento de dúvidas sobre os sistemas do MEC. A secretária de Modalidades Especializadas de Educação, Karine Silva dos Santos, está no evento.

O Rio de Janeiro foi o local escolhido para reunir representantes da educação dos estados e municípios da região para apresentar todos os programas desenvolvidos pela Semesp. A Undime está representada pelo presidente da seccional RJ, Osório Luís Figueiredo de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ, e a professora Magda Sayão, Dirigente Municipal de Educação de Vassouras/RJ, representando a diretoria da Undime Rio de Janeiro.

Para Osório a iniciativa é importante no sentido de aproximar o MEC dos estados e municípios, que lidam com o dia a dia da educação. “Tivemos a oportunidade de falar sobre a necessidade de uma política de educação especial clara e sistêmica. Que o regime de colaboração entre o governo federal e municípios deve ser mais próximo e da urgência em se tornar o Plano de Ações Articuladas (PAR) mais acessível para que a gente possa atender as necessidades dos municípios da região. É bom poder ter essa proximidade para que as Secretarias Municipais de Educação possam interagir mais com o MEC”, explica.

Esse é o quarto encontro realizado pela Semesp, que pretende passar por todas as regiões do país abordando o tema da educação especializada com estados e municípios. O primeiro foi no Centro-Oeste e teve Cuiabá como sede; em seguida, Belém foi escolhida para reunir o Norte do Brasil; um encontro de João Pessoa reuniu o Nordeste e, agora, o Rio de Janeiro foi sede do Sudeste. O próximo e último será o da Região Sul, em data ainda a ser confirmada.  

 

Fonte: Undime


Parceria institucional