Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições abertas para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP

Todas as notícias Categorias

24/05/2023Undime

Inscrições abertas para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP

Competição de matemática é voltada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental

 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abriu inscrições para a 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP, competição de matemática voltada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As inscrições podem ser feitas pelas instituições de ensino ou secretarias de educação até 16 de junho pelo site olimpiadamirim.obmep.org.br.

De acordo com o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, a realização da olimpíada tem o objetivo de transformar a relação das crianças com a disciplina através de propostas lúdicas e criativas. “A 2ª edição da Olimpíada Mirim traz muitos desafios: despertar o interesse das crianças pela matemática, envolver os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental e aumentar a participação das escolas”, comentou.

Após o sucesso da 1ª edição, que contou com 2,7 milhões de estudantes de escolas públicas, a organização incluiu instituições partiulares este ano. Este processo já é visto na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que desde 2017 conta com a participação das instituições privadas.

Datas das provas

A Olimpíada Mirim-OBMEP será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase vai acontecer em 28 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 9 de novembro, também composta de quinze questões objetivas.

 O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis  Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).

 Para celebrar o desempenho dos alunos, a Olimpíada Mirim vai disponibilizar certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze. Para mais informações, consulte aqui o regulamento.

Inscrições

Para se inscrever, é necessário acessar o site olimpiadamirim.obmep.org.br e utilizar o código MEC/INEP para cadastrar uma senha. O acesso à área restrita será feito a partir do login (código MEC/INEP) e senha criada no ato de inscrição.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais, federais, secretarias de educação e pelas unidades privadas.

Para escolas públicas as inscrições são gratuitas, já para as  escolas privadas está vinculada ao pagamento, dentro do prazo, da taxa de inscrição. Para mais informações, consulte aqui o regulamento.

Na inscrição, o responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 e Mirim 2. Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.

 

Sobre a Olimpíada Mirim-OBMEP

A Olimpíada Mirim-OBMEP é uma realização do IMPA com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Acesse o regulamento: https://olimpiadamirim.obmep.org.br/regulamento

 

Fonte: OBMEP 


Parceria institucional