Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Censo Escolar: verificação in Loco vai até 6 de outubro

Todas as notícias Categorias

27/09/2023Undime

Censo Escolar: verificação in Loco vai até 6 de outubro

Em 2023, foram selecionados 19 municípios de 7 estados para compor a amostra. Iniciativa faz parte de um conjunto de ações para aprimorar o controle de qualidade das informações declaradas na pesquisa estatística

 

Até o dia 6 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a Verificação in Loco do Censo Escolar 2023. A iniciativa, que teve início no dia 11 de setembro, faz parte de um conjunto de ações para aprimorar o controle de qualidade das informações declaradas na pesquisa estatística.

Em 2023, foram selecionados 19 municípios de 7 estados (Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro) para compor a amostra. A escolha das cidades foi feita com base no Mapa de Riscos do Censo Escolar, que apresenta um conjunto de indicadores ponderados que permitem o escalonamento de municípios e de escolas a partir de indicativos de risco, subsidiando ações de controle preventivo.

O mapa é formado pela taxa de risco, indicador que considera as matrículas observadas e esperadas; a variação do número de matriculados nos últimos quatro anos e inconsistências na trajetória escolar dos alunos; além de denúncias de erros nos dados informados ao Censo Escolar.

Verificação in Loco – As visitas são realizadas pelos servidores do Inep e técnicos das Coordenações Estaduais do Censo Escolar. Durante a verificação, é solicitada aos dirigentes responsáveis pela instituição de ensino, a documentação para comprovar as informações fornecidas ao Sistema Educacenso — o que inclui fichas de matrícula dos alunos e frequência (diários de classe, cadernetas de chamada das turmas). Serão verificados, ainda, aspectos da infraestrutura das escolas e a documentação de escolaridade dos profissionais escolares em sala de aula.

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/verificacao-in-loco-vai-ate-6-de-outubro 


Parceria institucional