Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Saiba como recuperar senha para se inscrever no Encceja

Todas as notícias Categorias

30/05/2023Undime

Saiba como recuperar senha para se inscrever no Encceja

Prazo termina em 2 de junho. Durante o período, interessados podem solicitar também atendimento especializado e de tratamento por nome social
 

 

O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 termina na próxima sexta-feira, 2 de junho. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social – as provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão em agosto.

Para realizar os procedimentos, os interessados devem acessar o Sistema Encceja, com o login único da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta e o participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha. São elas: 

- Por meio de aplicativos, como o Meu gov.br, ou de bancos credenciados;
- Pelo internet banking;
- Por e-mail;
- Por mensagem de texto (SMS).

Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. No caso do Encceja PPL, o nível de dificuldade é o mesmo do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, o exame estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

O Encceja também serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Acesse a plataforma Gov.br

Acesse o Sistema Encceja

Acesse o edital do Encceja 2023

Saiba mais sobre o Encceja

 

Fonte: Inep

Foto: Freepik

 https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/encceja/saiba-como-recuperar-senha-para-se-inscrever-no-encceja 

 


Parceria institucional