22/12/2025Undime
Política pública é voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática; adesão ficará aberta de 22 de dezembro de 2025 a 22 de janeiro de 2026, no Simec

Redes de ensino, municipais estaduais e distritais de educação podem fazer a adesão voluntária ao Compromisso Nacional Toda Matemática. A pactuação à iniciativa deve ser realizada mediante assinatura de termo no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), no período de 22 de dezembro de 2025 a 22 de janeiro de 2026.
O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública, do Ministério da Educação (MEC), voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias.
A adesão está disponível para todos os entes subnacionais, sendo o primeiro passo o acesso do dirigente municipal, distrital ou estadual ao Simec, onde deve buscar o banner do Compromisso Nacional Toda Matemática, clicar nele, e aceitar o Termo de Compromisso.
Após esse primeiro passo, o ente deve acessar o PDDE e confirmar a adesão, onde irá checar se já há escolas priorizadas para apoio financeiro nesse primeiro ciclo. Caso esteja aberta a seleção de escolas, o ente deve confirmar a seleção, permitindo, então, que os gestores escolares possam acessar o PDDE, confirmar e efetivar a adesão.
O compromisso pretende reduzir desigualdades regionais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo.
Após a adesão, o MEC disponibilizará apoio financeiro para as escolas priorizadas, com foco na implementação e no fortalecimento do currículo de matemática, promovendo a coerência entre práticas pedagógicas, processos de recomposição das aprendizagens e instrumentos de avaliação.
Com o objetivo de orientar as redes de ensino, o Ministério da Educação promoveu nesta segunda-feira, 22 de dezembro, um webinário para orientar as redes de ensino sobre a adesão voluntária ao Compromisso.
A íntegra da transmissão está disponível no canal do MEC no YouTube. Confira.
Fonte: Undime (com informações do MEC)
Foto: Divulgação/MEC
Política pública é voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática; adesão ficará aberta de 22 de dezembro de 2025 a 22 de janeiro de 2026, no Simec Redes de ensino, municipais estaduais e distritais de educação podem fazer a adesão voluntária ao Compromisso Nacional Toda Matemática. A pactuação à iniciativa deve ser realizada mediante assinatura de termo no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), no período de 22 de dezembro de 2025 a 22 de janeiro de 2026. O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública, do Ministério da Educação (MEC), voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias. A adesão está disponível para todos os entes subnacionais, sendo o primeiro passo o acesso do dirigente municipal, distrital ou estadual ao Simec, onde deve buscar o banner do Compromisso Nacional Toda Matemática, clicar nele, e aceitar o Termo de Compromisso. Após esse primeiro passo, o ente deve acessar o PDDE e confirmar a adesão, onde irá checar se já há escolas priorizadas para apoio financeiro nesse primeiro ciclo. Caso esteja aberta a seleção de escolas, o ente deve confirmar a seleção, permitindo, então, que os gestores escolares possam acessar o PDDE, confirmar e efetivar a adesão. O compromisso pretende reduzir desigualdades regionais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo. Após a adesão, o MEC disponibilizará apoio financeiro para as escolas priorizadas, com foco na implementação e no fortalecimento do currículo de matemática, promovendo a coerência entre práticas pedagógicas, processos de recomposição das aprendizagens e instrumentos de avaliação. Com o objetivo de orientar as redes de ensino, o Ministério da Educação promoveu nesta segunda-feira, 22 de dezembro, um webinário para orientar as redes de ensino sobre a adesão voluntária ao Compromisso. A íntegra da transmissão está disponível no canal do MEC no YouTube. Confira. Fonte: Undime (com informações do MEC) Foto: Divulgação/MEC