Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Censo Escolar: prazo para conferência e retificação de dados acaba quinta-feira, 31 de outubro

Todas as notícias Categorias

25/10/2019Undime

Censo Escolar: prazo para conferência e retificação de dados acaba quinta-feira, 31 de outubro

Termina, no dia 31 de outubro, o prazo para os responsáveis pelas instituições de ensino conferirem, complementarem e, se for necessário, retificarem as informações escolares referentes aos dados preliminares do Censo Escolar 2019. Esta é a última oportunidade para alterações nas informações declaradas. Após a retificação, não será mais possível alterar os dados declarados na matrícula inicial do censo.

É importante que os gestores escolares estejam atentos a esse período, conferindo os dados por meio dos relatórios disponibilizados no Sistema Educacenso. Os gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação devem acompanhar todo o processo censitário e zelar pelo cumprimento dos prazos. “O Censo Escolar é um instrumento valioso para fundamentar políticas a partir de diagnósticos”, ressalta o diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Moreno. “Por isso, a qualidade da informação é crucial. O período atual da pesquisa busca oferecer aos gestores a oportunidade para revisar os dados informados e, assim, garantir sua fidedignidade.”

A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino, de forma contextualizada, e dos microdados públicos está prevista para o final de janeiro de 2020. O Censo Escolar da Educação Básica 2019 será publicado no Diário Oficial da União e, como prevê a legislação, será usado como base para destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Veja os dados preliminares do Censo Escolar 2019

Confira no Educacenso os dados preliminares do Censo Escolar 2019

Veja a portaria publicada no DOU

Outras informações do Censo Escolar

Fonte: Inep

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6744721 


Parceria institucional