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30/06/2025Undime

Guia de práticas docentes propõe novo olhar para o ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras

As abordagens estão organizadas em quatro dimensões essenciais e reunidas em um material gratuito, com orientações para professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, facilitando sua aplicação conforme a faixa etária dos alunos

 Foto: André Seiti/Itaú Social

O referencial das práticas docentes é uma ferramenta para reorganizar o trabalho pedagógico e promover uma aprendizagem mais significativa, equitativa e conectada à realidade dos estudantes. Estruturado em dimensões que orientam desde a articulação entre saberes prévios e novos conhecimentos até o desenvolvimento socioemocional, essa abordagem propõe caminhos concretos para tornar a sala de aula mais eficaz e inclusiva. Para apoiar educadores de todo o país, o Itaú Social, com a colaboração de pesquisadores do LEPES (USP Ribeirão Preto), lançou  um referencial composto por dois materiais: o guia “Taxonomia das Práticas Docentes de Qualidade”, que reúne estratégias  para os professores aplicarem nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, e um texto de referência, que aprofunda os fundamentos teóricos da taxonomia e sua perspectiva sobre uma educação com qualidade e equidade.

“O referencial é uma ferramenta potente de estruturação e aprimoramento das práticas pedagógicas. Ele permite não só refletir sobre o que se entende por qualidade e equidade na educação, mas também oferece caminhos concretos para que professores possam atuar de maneira mais assertiva e intencional na promoção da aprendizagem dos alunos na sala de aula”, explica Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social.

Resultado de anos de pesquisa sobre o que define uma educação de qualidade centrada nos estudantes, a proposta parte da premissa de que todos devem ter oportunidades reais de aprender com compreensão e aplicabilidade. A taxonomia apresentada no documento organiza experiências pedagógicas em uma estrutura que favorece o uso intencional e reflexivo de estratégias de ensino pelos professores, considerando o conhecimento prévio dos alunos, o desenvolvimento de competências disciplinares, a autonomia e as habilidades socioemocionais.

O instrumento sistematiza as abordagens didáticas, oferecendo subsídios teóricos e aplicáveis para a atuação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais. As ações estão organizadas de forma transversal e podem ser aplicadas em qualquer componente curricular. O material contempla as diferentes etapas do Ensino Fundamental, com orientações específicas para os Anos Iniciais e Finais, facilitando sua aplicação conforme a faixa etária dos estudantes.

Ao todo, o referencial apresenta quatro dimensões essenciais para práticas docentes de qualidade:
- Articulação entre saberes prévios e novos conhecimentos;
- Desenvolvimento da competência disciplinar;
- Conhecimento com compreensão e autonomia;
- Formas de se relacionar com o mundo e aprendizagem socioemocional.

Cada dimensão é acompanhada de exemplos práticos e estratégias aplicáveis em sala de aula, voltadas a transformar a experiência educativa em um processo ativo e conectado à realidade dos alunos. “Os principais benefícios para os professores que utilizam o referencial estão em contar com uma base teórica e comprovada na prática, que os ajuda a refletir sobre suas práticas e, assim, aprimorá-las”, reforça Seidel.

Além de apoiar o trabalho docente, o referencial colabora com processos de formação continuada, autoavaliação escolar, revisão de documentos pedagógicos e fortalecimento de políticas públicas. Também pode contribuir para o reconhecimento e valorização da profissão docente, ao se basear em evidências consolidadas pelas ciências da aprendizagem.

O material completo está disponível gratuitamente no site do Itaú Social. O vídeo explicativo sobre o conteúdo pode ser acessado no YouTube do Itaú Social.

 

Fonte: Itaú Social
Foto: André Seiti/Itaú Social

 


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