Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Lançado painel de diretores da educação básica

Todas as notícias Categorias

02/01/2023Undime

Lançado painel de diretores da educação básica

Painel eletrônico apresenta informações quantitativas sobre os dirigentes escolares do nível básico. Plataforma está disponível no portal do Inep

 

Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Painel de Estatísticas dos Diretores de Escolas da Educação Básica. A ferramenta foi lançada no dia 27 de dezembro, e reúne estatísticas do Censo Escolar de 2019 a 2021. Os dados são referentes à série histórica em que as informações dos profissionais de educação passaram a ser tratadas pela pesquisa.

Os dados da edição de 2022 do censo serão disponibilizados no painel após a divulgação dos resultados. A iniciativa é mais uma ação do Instituto visando à divulgação de informações em transparência ativa, conforme indicado pela Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 8.777, de 11 de maio de 2016).

A plataforma foi elaborada pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep, em conjunto com a Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor), da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), com o objetivo de divulgar as estatísticas referentes aos profissionais que dirigem as escolas desse nível de ensino. O painel apresenta informações sobre características sociodemográficas, de escolaridade e formação, bem como aspectos do vínculo empregatício.

Por meio do painel, os interessados em informações sobre os diretores de escolas da educação básica terão mais facilidade para acessá-las, como é o caso de gestores de políticas públicas de qualificação e desenvolvimento profissional nas diferentes esferas de governo. Os dados são acessíveis a qualquer pessoa, incluindo jornalistas e organizações da sociedade civil, especificamente aquelas orientadas ao desenvolvimento de atividades para a qualificação técnica desse profissional.

Melhorias – Em breve, o Inep disponibilizará um link para os usuários informarem problemas encontrados na plataforma ou apresentarem sugestões de melhoria. As ferramentas passarão, constantemente, por atualizações de aprimoramento, visando atender às necessidades do usuário. Desse modo, algumas formas de apresentações dos dados poderão ser alteradas, conforme o retorno dos usuários sobre a usabilidade da ferramenta.

InepData – O Painel de Diretores de Escolas da Educação Básica integra o InepData, conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo Instituto.

O Inep permite o uso dos dados e a reprodução total ou parcial dos painéis ou das informações extraídas da plataforma, desde que a fonte seja citada. Todos os dados disponibilizados no estão de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Acesse o Painel de Estatísticas dos Diretores de Escolas da Educação Básica

Saiba mais sobre o InepData

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/lancado-painel-de-diretores-da-educacao-basica 


Parceria institucional