Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Lançado novo Painel de Monitoramento do PNE

Todas as notícias Categorias

02/01/2023Undime

Lançado novo Painel de Monitoramento do PNE

Ferramenta apresenta dados oficiais do Plano Nacional de Educação a nível nacional, estadual e municipal. Novo painel está disponível no portal do Inep

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou o novo Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). A ferramenta apresenta informações oficiais dos 56 indicadores de monitoramento do PNE, de 2014 a 2024. Por meio de gráficos e tabelas, o usuário pode observar os dados de forma desagregada, possibilitando um olhar mais acurado sobre o desenvolvimento do plano, que entra em seu último ciclo de execução. As informações são atualizadas sempre no mês de junho de cada ano.

O novo painel é mais uma entrega do Inep à sociedade brasileira, consubstanciando a responsabilidade do Instituto de publicar estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, nos termos prescritos pela Lei n.º 13.005/2014. Com a nova ferramenta, a Autarquia promove maior transparência e acesso às informações educacionais.

De acordo com o coordenador-geral de Estudos Educacionais, Gustavo Moraes, “a grande novidade desse painel é a possibilidade de realizar consultas interativas, que permitem uma compreensão mais acurada do desenvolvimento do PNE. Destacam-se também os resultados de diversos indicadores por municípios, algo que não estava disponível na versão anterior. No futuro próximo, com a divulgação dos resultados do Censo Populacional 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será possível expandir a quantidade de informações, difundindo, inclusive, os resultados das taxas de cobertura escolar municipais”, explicou.

Acesse o novo Painel de Monitoramento do PNE

Saiba mais sobre o painel de monitoramento do PNE

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/lancado-novo-painel-de-monitoramento-do-pne 


Parceria institucional