Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Inep divulga cartilha do Saeb 2019

Todas as notícias Categorias

03/10/2019Undime

Inep divulga cartilha do Saeb 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a Cartilha Saeb 2019. O documento contém as principais características do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o passo a passo para aplicação dos instrumentos nas escolas.

O Saeb é realizado pelo Inep desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, fornecendo indícios sobre a qualidade do ensino ofertado.

Esta edição do Saeb traz como novidade a participação amostral de turmas de escolas de educação infantil, que fornecerão informações por meio de questionários eletrônicos. A participação de uma amostra de turmas do 2º ano do ensino fundamental na avaliação também é inédita, assim como a aplicação amostral de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza a turmas de 9º ano do ensino fundamental. Outra novidade são os Questionários Eletrônicos para Diretores, Secretários Estaduais e Municipais de Educação e Professores ou Auxiliares de Sala da Educação Infantil.

A cartilha está disponível neste link e deve ser consultada a fim de esclarecer as dúvidas sobre a avaliação.

Outros materiais que você deve consultar referentes ao Saeb 2019:

Portaria nº 366, de 29 de abril de 2019 (clique aqui)
Estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica no ano de 2019

Nota Técnica nº 10/2019 (clique aqui)
Contém o detalhamento da população e resultados do Saeb 2019

Fonte: Undime com informações do Inep


Parceria institucional