Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Confira os dez vídeos vencedores do Game da Cidadania, concurso da CGU

Todas as notícias Categorias

03/03/2020Undime

Confira os dez vídeos vencedores do Game da Cidadania, concurso da CGU

A concorrência foi acirrada. Mais de 13 mil jovens brasileiros, dos 12 aos 17 anos, participaram da primeira edição do Game da Cidadania, promovida, no ano passado, pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Projeto Diálogos Setoriais. O objetivo foi estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente e jovem. De acordo com o site do evento “a iniciativa visa a desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia das pessoas e são, indevidamente, tratados como algo de pouca relevância”.

Os interessados, num primeiro momento, participaram de um jogo, com base em gamificação/storytelling, com o tema ‘cidadania todo dia’, que apresentava situações de conflitos éticos do cotidiano. Aqueles que tiveram as melhores performances passaram para a segunda etapa do concurso, na qual era solicitada a criação de um vídeo, de até um minuto, sobre a temática da cidadania.

Os vídeos foram então avaliados por uma comissão que elegeu os dez jovens/autores vencedores. São eles: Alexandra Menezes (CE), Andrielly Florencio (PE), Bruno Pereira (RO), Davidson Santos (GO), Eduardo Jesus (GO), Gessica dos Santos (GO), Júlia Peres (DF), João Oliveira (BA), Lucas Vieira (MS) e Vitor Augusti (SP).

Bruno da Silva Pereira é aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, localizada em Presidente Médici, em Rondônia. Foi sua professora Lucimara França quem o incentivou a participar do concurso e a produzir um dos vídeos vencedores. “Nossa escola sempre participa dos concursos da CGU. Acessando a página eletrônica da instituição, tomei conhecimento da proposta. Toda a ideia da obra audiovisual, realizada em stop motion, partiu do estudante. Apenas fui orientando o processo”, destaca Lucimara.

Segundo a professora, a premiaç?o é uma grande conquista para o aluno e para a própria escola. “O estudante se sente realizado e reconhecido. E a escola tem a certeza de que realiza um bom trabalho, possibilitando aos estudantes vivenciarem uma diversidade de conteúdos que, além de ampliar seus conhecimentos, permite aliar teoria e prática”, finaliza.

Confira, abaixo, os dez vídeos vencedores

Fonte/ Fotos: Conexão Escolas/TV Escola

https://bit.ly/2VEPUce 


Parceria institucional