Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Provas do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) serão aplicadas no Brasil em outubro

Todas as notícias Categorias

31/05/2019Undime

Provas do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) serão aplicadas no Brasil em outubro

A quarta edição do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) já está sendo aplicada na América Central e no Caribe desde 22 de maio. A aplicação no Brasil será no segundo semestre, como nos demais países da América do Sul. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se prepara para realizar as provas e questionários em outubro.

O Erce medirá a aprendizagem de estudantes do 4º e 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo produzirá evidências para avaliar o desempenho dos estudantes por meio de provas e questionários de fatores associados. Os dados ajudarão a explicar as circunstâncias que afetam o aprendizado das crianças na região.

Os estudos comparativos tomam como ponto de partida os resultados dos estudantes em provas de Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza (exclusiva para o 6º ano). Os 18 países que participarão do Erce, em 2019, são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Erce

O Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) é uma avaliação com a finalidade de medir a qualidade da educação no ensino fundamental na América Latina e Caribe por meio de provas e questionários aplicados a uma amostra de estudantes. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação, da qual participa desde a primeira edição, em 1997. Anteriormente, e dependendo da edição, a avaliação era chamada de Perce, Serce e Terce. Os estudos são realizados de maneira escalonada, de modo a produzir dados cronologicamente comparáveis. O Erce é uma realização do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), da Oficina Regional da Unesco para a América Latina e o Caribe (Orealc/Unesco).

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/2Z9zY0l


Parceria institucional