Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime se reúne com a Secretária de Modalidades Especializadas de Educação do MEC

Todas as notícias Categorias

05/03/2020Undime

Undime se reúne com a Secretária de Modalidades Especializadas de Educação do MEC

 

No fim da manhã desta quarta-feira (4), o presidente da Undime Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), se reuniu com a secretária de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC), Ilda Ribeiro Peliz. A proposta foi estabelecer um contato a fim de fortalecer as discussões a respeito das políticas de educação especial.

Acompanhado do presidente da Undime Região Nordeste, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), e da assessora institucional da Undime, Maria Edindeide de Almeida Batista, Garcia ressaltou que o conceito de atuação da instituição é o de fazer junto, de forma colaborativa. "Acreditamos que ouvir, entender e compreender aqueles que serão responsáveis pela implementação, é essencial para se chegar a um formato de política de educação especial que realmente interessa, que é aquele que vai garantir a inclusão e a aprendizagem considerando todas as especificidades".

A política de educação especial está em discussão desde 2017 e, segundo o MEC, deve ser lançada ainda este ano. A Undime participou de algumas reuniões sobre o assunto bem como apresentou contribuições. Paralelo a isso, o Conselho Nacional de Educação (CNE) está revisando as diretrizes nacionais referentes ao atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação - segmento denominado de público-alvo da Educação Especial.

Na reunião, o presidente da Undime afirmou que seria interessante conhecer, antes do lançamento oficial pelo MEC, a versão final do documento que trata da política. "Até mesmo para que possamos fazer as últimas considerações, principalmente sob o ponto de vista técnico e pensando com o olhar voltado à implementação", disse Garcia.

"É importante fazer a interface de quem está pensando a política e de quem vai executar lá na ponta essa política", reforçou Alessio que acrescentou ainda ser interessante a apresentação da política para além das linhas gerais - "Como se dará as ações para sua implementação? Que contrapartidas ficará a cargo do município ao aderir? Que tipo de apoio ele terá para desenvolver tais ações?", indagou ele.

A secretária Ilda manifestou interesse em fortalecer a relação com a Undime por considerar que a instituição é a representante dos Dirigentes Municipais de Educação.

A princípio, a proposta é reunir representantes regionais da Undime e do Consed para apresentar a política e ambas as instituições poderem, por meio de uma reunião de trabalho, apresentar suas contribuições ao documento final.

Contudo, mesmo a Secretaria Ilda tendo considerado a importância deste momento, ainda não há uma data confirmada para esse encontro.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional