Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Maior atividade pela educação do mundo, Semana de Ação Mundial abre inscrições

Todas as notícias Categorias

05/03/2020Undime

Maior atividade pela educação do mundo, Semana de Ação Mundial abre inscrições

Evento adiado (mas informações aqui)

Tema da edição é “Educação contra a Barbárie”; meta é mobilizar 200 mil pessoas

A 17ª Semana de Ação Mundial (SAM), uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, acontece entre os dias 11 a 18 de maio de 2020.

Mobilizando a cada ano uma média de 200 mil pessoas, a SAM tem o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação. Desde a primeira edição da SAM, mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo já se mobilizaram e, apenas no Brasil, já são cerca de 1,7 milhão de pessoas.

É a maior atividade de mobilização pela educação no mundo. Gratuitamente, haverá distribuição de materiais e certificados para todos os participantes.

Educação Contra a Barbárie

Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 17 anos, a SAM continua seu legado histórico dedicado ao monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), que é o principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso a uma educação de qualidade, da creche à universidade.

Junto aos materiais disponibilizados no site da SAM, haverá uma série de cartelas do Balanço do PNE, que atualiza diversos dados educacionais e aponta patamares de cumprimento e descumprimento de cada uma das 20 metas do PNE. É também um valioso material para as atividades realizadas. Passamos da metade da metade do período para o cumprimento das metas (2014-2024) e ainda nenhuma delas foi integralmente cumprida!

A SAM 2020, ainda, se conecta com o contexto político brasileiro - que é, explicitamente, feito de retrocessos na educação. Neste ano, a SAM precisa expressar a indignação de uma multidão de profissionais da educação, estudantes, mães, pais e ativistas que testemunham um desmonte do ensino sob o governo Jair Bolsonaro e de seu Ministro da Economia, Paulo Guedes. Por isso, o tema e o slogan da SAM em 2020 são:

Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar

O título se baseia no livro de mesmo nome organizado pelo pesquisador, professor da UFABC e membro da rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fernando Cássio, e publicado pela Editora Boitempo. Assim como o livro, o manual da SAM deste ano é um alerta e um chamamento para se fazer face à barbárie na educação.

Para explicar no Manual da SAM 2020 o que acontece com a educação e mostrar as propostas de mudança, haverá como referência alguns dos artigos dos 20 autores que aparecem no livro organizado por Fernando Cássio. Dessa forma, será possível expor diferentes temas para que o/a participante possa atuar em sua escola, comunidade, cidade, nas redes sociais, onde puder.

Permanece o mote de que é com a garantia plena do direito à educação que será alcançada, de fato, a justiça social no país. E para isso, é preciso falar da barbárie, suas origens, seus impactos e sobre como reagir contra ela. É preciso que todos saibam o que é o nosso direito, que já está na lei, para que ele possa ser cobrado e garantido.

A ideia é seguir monitorando os indicadores da educação, de forma a exigir que as políticas públicas formuladas pelos tomadores de decisão tenham por base o que está previsto na Constituição Federal de 1988:

“Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Inscreva-se na SAM 2020

As atividades da SAM são autogestionadas e podem ser realizadas por educadores, ativistas, coletivos, escolas, bibliotecas ou por qualquer pessoa que deseje fazer um debate significativo sobre a educação no Brasil.

O interessado deve acessar o portal da SAM e baixar os materiais digitais de divulgação virtual para já começar a mobilização para suas atividades. Basta acessar a aba "Materiais".

Assim que realizar as ações, o participante deve postar as fotos, vídeos e relatos! Além disso, deve divulgar nas redes sociais usando as hashtags #SAM2020 #EducacaoContraABarbarie #EuSouContraABarbarie #EuTenhoUmPlano #PrecisamosFalarSobreOPNE #PNEpraValer #PNE

Para receber um certificado de participação, o/a participante deve preencher o formulário no site semanadeacaomundial.org, indicando as atividades que pretende realizar com os materiais de apoio.

Logo após a Semana de Ação Mundial, o/a participante deve escrever um breve relatório das atividades realizadas, informando também o número de pessoas mobilizadas - anexando fotos e vídeos, autorizando ou negando sua divulgação.

Para mais informações, escreva para sam@campanhaeducacao.org.br.

Fonte/ Foto: Campanha Nacional pelo Direita à Educação

https://bit.ly/2TrMIiY 

(Atualizado em 16/032020)


Parceria institucional