Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Ceará debate novo currículo e os desafios do financiamento da Educação

Todas as notícias Categorias

05/12/2019Undime

Undime Ceará debate novo currículo e os desafios do financiamento da Educação

Ao som de muito samba! Foi assim que começou o I Seminário da Undime Ceará de 2019, nesta quinta-feira (5). O evento que vai até sexta-feira (6) e acontece na capital, contou com a participação do grupo Baqueta Clube de Ritmistas, projeto de Fortaleza, que acredita no potencial de todos que desejam aprender a tocar qualquer instrumento musical. Eles foram responsáveis por garantir, na abertura, a alegria e animação dos participantes do evento.

"Nós levamos a grande missão de educar com muita alegria e compromisso, por isso chamamos o Baqueta Clube de Ritmistas para a abertura do nosso encontro", disse a presidente da Seccional Ceará, Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira, Dirigente Municipal de Educação de Crateus (CE). Sobre o regime de colaboração entre estado e municípios, Aurélia foi enfática ao afirmar que "(...) nós não sabemos onde termina município e começa o Estado aqui. Esperamos que o Ceará sirva de exemplo nesse sentido. Temos dificuldades, mas sabemos que juntos podemos transformar a educação".

A partir do tema “Novas competências, novo currículo e os grandes desafios do financiamento da Educação”, a proposta do seminário é fortalecer a atuação dos dirigentes municipais de educação e das equipes técnicas das secretarias de educação cearenses frente à gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais por meio do compartilhamento de ideias, experiências e interação entre os participantes.

A abertura do seminário contou com a participação do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), e dos presidentes estaduais da Undime, além de integrantes da diretoria executiva nacional.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Janio Macedo, e o deputado federal Idilvancar Alencar (PDT/CE) também compuseram a mesa de abertura junto a representantes da Secretaria de Estado da Educação e da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

A presidente da Seccional Ceará da Undime fez a abertura oficial do seminário e elogiou a iniciativa do Conviva Educação de ter oportunizado a realização do evento Mobiliza Conviva no mesmo local do seminário da Undime CE. O presidente da Undime, Luiz Miguel, e o presidente da Undime Região Nordeste, Alessio Costa Lima, Dirigente de Educação de Alto Santo (CE), também fizeram agradecimento público à equipe gestora da plataforma. "Eles abraçaram a ideia e vamos aproveitar que todos estão aqui reunidos para realizarmos a nossa reunião do Colegiado Ampliado", disse Garcia.

Os representantes da Undime que estavam na mesa de abertura fizeram ainda um agradecimento especial ao secretário de Educação Básica, Janio Macedo, pela sensibilidade para com a educação básica, sobretudo, com os municípios.

O presidente da Undime lembrou ainda de um importante momento para a educação que aconteceu essa semana: o Fundeb vai encerrar o ciclo, em 2020, sinalizando avanço de recursos para Educação Infantil. Isso porque em reunião da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade deliberou-se pelo aumento dos fatores de ponderação do Fundeb para Educação Infantil em 2020. O fator de ponderação da creche pública em tempo parcial passará dos atuais 1,15 para 1,20 e o fator da pré-escola em tempo parcial passará de 1,05 para 1,10.

A decisão aconteceu após ampla discussão e acordo entre os membros da Comissão, que é composta por um integrante do Ministério da Educação (MEC), cinco representantes da Undime (um por região) e cinco do Consed (um por região).

"Isso vai representar mais de R$ 300 milhões para a Educação Infantil em 2020", disse o Garcia.

Para saber mais sobre o I Seminário da Undime Ceará 2019, clique aqui.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional