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06/02/2020Undime

86,4% dos gestores escolares da educação básica têm curso superior

Os diretores de escolas no Brasil têm, em sua maioria, diplomas universitários (86,4%), mas apenas um em cada dez cursou uma formação específica para a gestão educacional. Os dados foram apurados, pela primeira vez, no Censo Escolar da Educação Básica 2019. O estudo foi divulgado na última sexta-feira, 31 de janeiro, e encontra-se disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto coordena a pesquisa e a realiza em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Formação de gestores – O percentual de diretores com curso superior é maior nas redes federal (99,1%) e estadual (94,7%). Nas escolas da rede municipal de ensino, o percentual é de 86% e, na rede privada, de 81,1%. Na rede pública, 9,9% têm formação continuada em gestão escolar (mínimo de 80 horas); já nas escolas particulares, o percentual é pouco maior (13,9%), compondo um total de 10,8% de diretores com cursos voltados para a gestão. Foram declarados, no censo mais recente, 187.740 gestores; 86% são diretores e 14%, titulares de outros cargos. Cada unidade escolar, pública e privada, poderia indicar até três gestores.

Mulheres diretoras – Entre os diretores, 80,8% são do sexo feminino. Porém, a proporção de mulheres varia bastante entre as dependências administrativas: a menor está na rede federal (23,3%) e a maior, na rede privada (85,1%).


Acesso ao cargo – Há várias formas de chegar ao cargo de diretor, e elas variam muito entre as redes de ensino. Na federal, por exemplo, prevalece a escolha por processo eleitoral, com participação da comunidade escolar, com 59,8% dos casos, enquanto nas escolas estaduais, este percentual é de 39,5%. As unidades municipais têm o diretor escolhido, em sua maioria, exclusivamente, por indicação ou escolha da gestão (66,2%). A maior parte dos diretores da rede privada é proprietária ou sócia da escola (56,3%) e outros 31,2% foram escolhidos pelo gestor da unidade.

 
A pesquisa procurou demonstrar qual é o tipo de vínculo que o gestor mantém com a escola na rede pública. O Censo Escolar 2019 mostra que 78% dos diretores são concursados, efetivos ou estáveis; os que tem contrato temporário somam 20,6%, e o vínculo pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) é de 1,3%, enquanto os terceirizados não passam de 0,2%.


Censo Escolar
– Os resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2019 estão publicados no portal do Inep em vários formatos. As notas estatísticas resumem os principais resultados, enquanto as sinopses estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. Já o resumo técnico é um documento de referência geral e consulta rápida, que permite análises mais detalhadas.

Acesse os resultados do Censo Escolar 2019

Fonte/imagem: Inep

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6800517  


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