Você está aqui: Página Inicial > Notícias Undime > Fique Atento > Secretarias de Educação têm até 13 de março para validar cadastro de professores interessados em cursar licenciatura

Todas as notícias Categorias

06/03/2020Undime

Secretarias de Educação têm até 13 de março para validar cadastro de professores interessados em cursar licenciatura

Validação deve ser realizada na plataforma Capes de Educação Básica

 

Professores em exercício na rede pública interessados em cursar licenciatura na área em que atuam puderam, até o dia 7 de fevereiro, cadastrar seus currículos na Plataforma Capes de Educação Básica e preencher os formulários com dados sobre formação e atuação profissional. Agora cabe às Secretarias de Educação, até o dia 13 de março, a análise e validação dos cadastros dos professores.

Essa análise e validação por parte das secretarias deve ser realizada também na Plataforma Capes de Educação Básica. Para orientar os Dirigentes Municipais de Educação a Capes criou o manual do usuário (clique aqui para acessá-lo). O documento é simples e bem didático com informações sobre como analisar as solicitações dos profissionais de cada rede.

Vale lembrar que a manifestação de interesse dos professores e a validação pelas Secretarias ainda não garantem a oferta dos cursos, mas a intenção é de que norteiem o atendimento gradativo das demandas. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – já terão seus próximos editais direcionados por essas informações.

Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse processo pretende identificar aqueles que têm real interesse em se especializar. As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados em 2020.

Dúvidas e/ou informações: plataforma.secretarias@capes.gov.br

Fonte: Undime com informações da Capes


Parceria institucional