Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime São Paulo abre temporada de fóruns estaduais e elege novo presidente

Todas as notícias Categorias

06/03/2023Undime

Undime São Paulo abre temporada de fóruns estaduais e elege novo presidente

Evento aconteceu em Atbaia/SP, de 1º a 3 de março

 

 

A Undime São Paulo promoveu nos dias 1º, 2 e 3 de março, o 32º Fórum Estadual da seccional. O evento reuniu 500 pessoas entre dirigentes municipais de educação e equipes técnicas de municípios paulistas, convidados e colaboradores para debater assuntos de interesse da gestão da educação municipal.

O Fórum teve como tema "Educação Pública com equidade e qualidade: a educação municipal como instrumento de oportunidade e transformação". A programação do Fórum contemplou assuntos como regime de colaboração, gestão, Fundeb, aprendizagem, avaliação externa, educação antirracista, especial e inclusiva, formação docente, entre outros.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia; e o vice-presidente e Dirigente de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, participaram da abertura institucional do Fórum, na tarde do dia 1º de março. Também participaram da cerimônia o então presidente da seccional da Undime, Celso Fernando Iversen, DME de Porto Feliz/SP; Flávia Schmidt, diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP/FNDE), representando o Ministério da Educação; e Márcia Bernardes, assessora técnica da Coordenadoria Pedagógica (COPED), da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Na ocasião, o presidente da Undime disse aos dirigentes paulistas que a mensagem chave que deve ser passada ao governo do estado e ao Ministério da Educação é que “queremos conceber juntos e fazer juntos no que se refere às políticas públicas e programas”. Em sintonia com o discurso, o vice-presidente da Undime elogiou a abertura do diálogo por parte do MEC e do FNDE que têm se colocado à disposição.

A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, e a secretária de finanças da Undime e DME de Bonito/PE, Maria Elza da Silva, também marcaram presença no Fórum.

Fundeb

O vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, ministrou palestra sobre o Fundeb e o financiamento da Educação aos participantes do 32° Fórum Estadual, na quinta-feira, 2 de março.

Alessio falou a partir da perspectiva da necessidade do investimento para a promoção da equidade no ambiente escolar, apresentou o marco legal do Novo Fundeb e explicou as três formas de complementação da União ao Fundeb (VAAF, VAAT e VAAR).

Ao longo do discurso, Alessio lembrou o tamanho da responsabilidade dos dirigentes municipais de educação, isto porque, considerando o cenário nacional 49% das matrículas na educação básica estão na rede municipal de educação. Em São Paulo, 38,6% das matrículas da educação básica estão na rede municipal. Os dados são do Censo Escolar 2022.

A mediação foi conduzida pelo Dirigente Municipal de Educação de Limeira/SP, André Luis de Francesco.

Nova gestão biênio 2023/2025

Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, foi eleito presidente da Undime São Paulo para a gestão 2023/2025. A vice-presidência ficou com Celso Fernando Iversen, Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz/SP.

Garcia e os dirigentes que compõem a nova gestão foram eleitos em chapa única, por unanimidade, pelos dirigentes presentes, na manhã da quinta-feira, 2 de março. A posse aconteceu na sexta-feira, 3 de março.

Na ocasião, Gracia disse estar feliz em assumir a presidência da seccional paulista e destacou que terá desafios importantes pela frente como a necessidade de um olhar atento às questões pedagógicas em virtude dos impactos causados pela pandemia no aprendizado das crianças. E afirmou, junto ao vice, que a nova gestão eleita tem o compromisso de fazer um trabalho de maneira colaborativa para fortalecer os dirigentes em todo o estado de São Paulo.

Além da Diretoria Executiva da seccional, foram eleitos dirigentes do Conselho Fiscal, Conselho Nacional de Representantes (CNRs) e também delegados para Gestão 2023/2025. Foi realizado também um momento para alterações estatutárias e regimento interno.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime/SP


Parceria institucional