Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Mais de 500 pessoas prestigiaram Encontro Undime Região Norte

Todas as notícias Categorias

06/03/2023Undime

Mais de 500 pessoas prestigiaram Encontro Undime Região Norte

Evento aconteceu nos dias 2 e 3 de março, em Palmas, a partir do tema "Desafios educacionais da Região Norte frente às condicionalidades do VAAR/Fundeb"

 

O 1º Encontro Undime Região Norte aconteceu nos dias 2 e 3 de março, no auditório do Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, em Palmas/TO. Segundo informações da Undime/TO, seccional responsável pela promoção do evento, mais de 500 pessoas prestigiaram o encontro.

Entre os participantes estavam presidentes das seccionais da Undime dos sete estados da Região - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das secretarias municipais de educação, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintet), do Ministério Público Estadual, da Receita Federal, da Universidade Federal do Tocantins e da Assembleia Legislativa.

O evento teve como objetivo, discutir os desafios educacionais da Região Norte frente às condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR), que faz parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Pelas seccionais da Undime na Região Norte participaram do encontro: a vice-presidente da Undime/AC e DME de Xapuri/AC, Fernanda de Abreu; o presidente da Undime/AP e DME Mazagão/AP, Manoel Souza dos Santos; o presidente da Undime/AM e DME de Maués/AM, João Libânio Cavalcante; a presidente da Undime/PA e DME de Castanhal/PA, Claudia Seabra; a presidente da Undime Rondônia e DME de Santa Luzia D'Oeste/RO, Luslarlene Fiamett; a presidente da Undime/RR e DME de Mucajaí/RR, Sueli Terezinha Magalhães; e a presidente da Undime/TO e DME de Piraquê/TO, Francinete Fonseca.

O evento discutiu assuntos como o acolhimento e competências socioemocionais na educação, a partir da perspectiva da integração entre o sentir e o aprender; monitoramento do PAR - Plano de Ações Articuladas; Busca Ativa Escolar; inclusão e equidade no processo educacional; e SigPC.

Houve ainda um painel onde os presidentes das seccionais da Undime na Região Norte trocaram experiências sobre regime de colaboração, desafios educacionais e experiências exitosas. O presidente da Undime Região Centro-Oeste, Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT, mediou esse momento.

O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, marcou presença no Encontro Undime Região Norte, na sexta-feira, 3 de março. Alessio falou sobre os desafios educacionais da Região em busca das condicionalidades do VAAR/Fundeb, apresentou os marcos legais do Novo Fundeb e explicou as formas de complementação da União (VAAF, VAAT e VAAR).

A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista; e a secretária de finanças da Undime, Maria Elza da Silva, Dirigente de Educação de Bonito/PE também marcaram presença no encontro.

Em discurso ao final do evento a presidente da Undime/TO disse: “Somos aguerridos e vamos continuar trabalhando por uma educação de qualidade. E, para isso, precisamos de políticas públicas destinadas para a Região Norte. Somos um território que temos indígenas, comunidades quilombolas, temos os desafios de enormes distanciamentos e muitos espaços com água. Por isso, precisamos de um olhar diferenciado, podem contar com a Undime na luta para viabilizar melhorias para a qualidade do nosso trabalho em prol da educação”, destacou Francinete, que foi aplaudida pelos presentes.

Fonte: Undime com informações da Undime/TO
Fotos: Undime/TO


Parceria institucional