Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime participa de reunião com Inep e MEC sobre a aplicação do Saeb 2021

Todas as notícias Categorias

06/05/2021Undime

Undime participa de reunião com Inep e MEC sobre a aplicação do Saeb 2021

Segundo o Ministério, realização da avaliação será censitária

 

O Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se reuniram virtualmente com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) para informar da realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2021.

Foi anunciado por parte do MEC o intuito de realizar o Saeb de forma censitária com o objetivo de garantir a continuidade da série histórica da avaliação que também serve de base para a elaboração e construção dos indicadores educacionais necessários à implementação de legislações vigentes, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Pela Undime, participaram da reunião o presidente, Luiz Miguel Garcia; o vice-presidente, Marcelo Costa; e o presidente da Undime Região Nordeste, Alessio Costa Lima. Embora a instituição entenda ser mais adequado ao momento a realização de uma avaliação numa perspectiva diagnóstica, os representantes apresentaram contribuições à proposta do governo considerando o difícil contexto em razão da pandemia da covid-19, que poderá dificultar a participação significativa de estudantes.

Para Luiz Miguel será um desafio enorme realizar o Saeb, sobretudo diante da incerteza quanto à situação da pandemia e, consequentemente, o cenário das aulas presenciais. “Será preciso um esforço muito grande por parte de gestores, do Ministério da Educação, da Undime e do Consed para haver um amplo processo de mobilização para a assegurar a participação dos estudantes na aplicação do Saeb em 2021”, explica.

Ademais, o sucesso da realização de uma avaliação desta dimensão, considerando a exiguidade do tempo disponível para sua preparação e aplicação, exigirá bastante conhecimento, experiência e determinação por parte das instituições que integrarão o consórcio a ser constituído para realização desta edição, haja vista a necessidade da junção de esforços para o enfrentamento das adversidades do atual contexto.

Ainda na reunião, foi ressaltada pela Undime a importância da retomada do Grupo de Trabalho que tem o objetivo de discutir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com a participação de entidades que representam a avaliação educacional, Consed, Undime e Conselho Nacional de Educação (CNE).

Fonte: Undime


Parceria institucional