Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Workshop realizado pela Undime/SE e Uncme fortalece regime de colaboração e recomposição da aprendizagem

Todas as notícias Categorias

07/03/2023Undime

Workshop realizado pela Undime/SE e Uncme fortalece regime de colaboração e recomposição da aprendizagem


A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe, realizaram nesta segunda-feira (6), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o Workshop Educação Sergipana.

O objetivo foi capacitar os agentes para os novos desafios da gestão pública decorrentes das inovações em diversos temas relacionados a Educação, sistematizando os princípios de boa governança e regime de colaboração entre União, Estados e Municípios.

A conselheira do Tribunal de Contas (TCE/SE) e coordenadora do Pacto pela Educação de Sergipe, Suzana Azevedo, destacou que o encontro foi importante para traçar metas e procurar juntos soluções para a Educação de Sergipe. “Com todos os atores envolvidos, juntos estamos aqui para isso: ver as deficiências que existem e procurar corrigi-las. É para isso que o Pacto existe. Na união de forças e união de ideias, fazermos o melhor para os nossos estudantes e no futuro eles serem o que quiserem ser”, destacou.

Participando da mesa dos trabalhos, o secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral reafirmou o compromisso com o programa Alfabetizar pra Valer, com a ampliação do Ensino em Tempo Integral e as atividades de recomposição da aprendizagem dos alunos pós-pandemia. “É um programa [Alfabetizar pra Valer] que tem tudo a ver com esse momento. O valor do investimento de R$ 13,5 milhões está assegurado, garantido e compromissado”, disse.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, destacou o workshop como uma reunião de continuidade que prega harmonia e sinergia entre todos e que a Seduc tem mostrando um protagonismo.



A presidente da Undime/SE, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE, realizou uma palestra com o tema “Recomposição das Aprendizagens: o que é e como fazer”. Ela iniciou a fala dizendo que não dá para pensar em Educação sem planejamento, diagnóstico e avaliação. “É um grande tripé que temos que ter para conseguirmos a aprendizagem das nossas crianças e jovens”, destacou.

Josevanda Franco falou também sobre o que é a recomposição (compor novamente) e ressaltou a importância do acolhimento, da priorização curricular, das estratégias avaliativas, da adaptação das práticas pedagógicas, formação de professores e acesso a materiais didáticos adequados. “Tudo isso tem como principal objetivo a aceleração do processo de estudagem, considerando alunos em diferentes níveis de aprendizagem”, afirmou.

Fonte e fotos: Undime/SE


Parceria institucional