Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Ensinar história e cultura africana e afro-brasileira é urgente: em live no YouTube, Undime, Uncme e Instituto Alana apresentam caminhos por uma educação antirracista

Todas as notícias Categorias

06/11/2025Undime

Ensinar história e cultura africana e afro-brasileira é urgente: em live no YouTube, Undime, Uncme e Instituto Alana apresentam caminhos por uma educação antirracista

No mês dedicado à valorização da história e da cultura negra, evento promovido pela Undime, Uncme e Instituto Alana propõe fortalecer ações voltadas à educação para as relações étnico-raciais em todo o país


A educação tem papel central no enfrentamento ao racismo e na promoção da equidade. Mais de duas décadas após a criação da Lei 10.639/03 — que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas —, especialistas e gestores públicos se reúnem para uma conversa sobre como transformar esse instrumento de política educacional em prática cotidiana.

É nesse contexto que a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) e o Instituto Alana realizam, no dia 13 de novembro, às 15h (horário de Brasília), a live “Educação Antirracista e a Implementação da Lei 10.639/03” no canal do Conviva Educação no YouTube, dedicada ao fortalecimento das políticas de educação para as relações étnico-raciais nas redes municipais de ensino.

O encontro reunirá gestores, conselheiros municipais de educação e a professora Jussara Santos, autora do livro “Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas”. A mediação será feita pelo presidente da Undime Bahia e Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, Anderson Passos e terá participação de Beatriz Benedito, analista de Políticas Públicas do Instituto Alana, e, representante da Uncme União de Palmares.

Juntos, os participantes vão dialogar sobre caminhos para fortalecer a implementação da Lei 10.639/03. Mais do que uma norma legal, a lei é um convite permanente à construção de práticas educativas comprometidas com a equidade, a diversidade e a valorização da identidade negra nas escolas.

A live também apresentará os grupos de trabalho em educação para as relações étnico-raciais da Undime e da Uncme, promovendo um espaço de troca de experiências e mobilização para que estados e municípios avancem na construção de práticas educativas comprometidas com a equidade e a justiça racial.

“A efetiva implementação da Lei 10.639 é uma responsabilidade coletiva. Ela deve estar presente nas práticas pedagógicas o ano inteiro, e não apenas em novembro. Fortalecer a educação antirracista é fortalecer a democracia e o direito de todas as crianças e adolescentes a uma educação que reconheça e valorize suas histórias e culturas”, afirma Beatriz Benedito, analista de Políticas Públicas do Instituto Alana.

Live “Educação Antirracista e a Implementação da Lei 10.639/03”
Quando: 13 de novembro, às 15h (horário de Brasília)
Onde assistir: canal do Conviva Educação no YouTube - acesse aqui

Fonte: Undime e Instituto Alana


Parceria institucional