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08/06/2020Undime

Bett Educar realiza encontro online e supera expectativas

Evento virtual reuniu 20 especialistas em educação e gerou 12 horas de conteúdo

Sem a pretensão de substituir o evento presencial, realizado todos os anos no mês de maio, a Bett Educar promoveu, durante os dias 12, 13 e 14 de maio, o primeiro Encontro Online. Com mais de 12 horas de conteúdo, foram 9 palestras virtuais que contaram com a participação de 20 palestrantes. Em meio à pandemia de Covid-19, a Bett Educar compreendeu o momento de ruptura, em razão do isolamento social, para criar mais uma oportunidade à comunidade educacional.

Encontro Online ultrapassou o registro de 26 mil inscritos e foi apresentado pela especialista em Tecnologias e Comunicação, Emilly Fidelix, que também mediou algumas sessões. Também mediaram outras palestras a diretora de conteúdo da Bett Educar, Alice Carraturi, e a jornalista e diretora do Porvir Tatiana Klix. As palestras, gravadas, estão disponíveis no site da Bett Educar e em nas plataformas virtuais.

Para Claudia Valério, diretora da Bett Educar, o encontro online surgiu da necessidade em manter as discussões sobre a educação por meio dos canais digitais, para compartilhar conhecimentos e diferentes pontos de vista para inspirar. “Esse modelo de evento virtual não substituiu o nosso presencial, mas foi uma maneira para seguir contribuindo com o segmento educacional, trazendo reflexões pertinentes para esse momento crítico e também com análises para o pós-pandemia”.

Para Alice Carraturi, o evento superou as expectativas e reuniu o segmento educacional em um novo ponto de encontro, agora virtual. “Em um momento com tantas dúvidas, conseguimos extrair boas análises, apresentar discussões e soluções que podem dar um norte aos participantes. Foi uma maneira de nos adaptarmos aos novos desafios e aprendizados”.

Ao reunir especialistas e entidades educacionais de diversas regiões do Brasil, o Encontro Online apresentou temas relevantes para o atual momento de isolamento social e interrupção das atividades educacionais em todos país. A proposta foi levantar os principais questionamentos do setor educacional frente à pandemia e trazer especialistas, educadores e palestrantes para respondê-las. Entre eles, o escritor Augusto Cury, Luiz Miguel Martins Garcia (presidente da Undime), a professora Débora Garofalo, Luiz Roberto Curi (presidente do Conselho Nacional de Educação - CNE) e Maria Helena Guimarães (embaixadora do Pisa para Escolas no Brasil e Conselheira do CNE).

Foram levantadas dúvidas como a implementação da continuidade das atividades escolares executadas pela gestão pública. Para o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, um dos centros da questão é a capacidade de chegar aos estudantes. “Em primeiro lugar, é preciso um acesso democrático à internet, assim como entender que a tecnologia não vai engolir o papel do professor, mas sim ser uma aliada para que ele continue sendo o grande maestro de sonhos e aprendizagem”.

Na mesma linha de raciocínio, Maria Cecilia Amendola da Motta, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), diz que para ter uma educação de qualidade para todos é preciso conectividade: “A conexão é uma ferramenta que pode mudar as políticas públicas educacionais do país, para que se possa trabalhar também com equidade”.

Para os docentes e para o setor educacional, outro tema importante que permeou diversas discussões do encontro online foi a formação dos professores e as mudanças necessárias para a pós-pandemia. A professor Débora Garofalo, gestora de tecnologia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e primeira brasileira finalista do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação, este momento é de aprendizado, sobretudo no sentido de que a formação precisa ser reinventada. “A tecnologia não pode ficar fora da sala de aula, desde que acompanhada de domínio de metodologias ativas e novas formas de conceber a aprendizagem”.

Alexandre Schneider, educador, ex-secretário municipal de educação de São Paulo e atualmente professor assistente adjunto de Assuntos Internacionais e Públicos da Columbia University, apontou os desafios futuros, que incluem também o emocional dos alunos e dos professores, que serão afetados por todos os revezes que uma pandemia traz. “Todos deverão estar preparados para a construção de um ambiente que será diferente, e a tecnologia será parte da nossa realidade. A formação do professor não será para usar plataformas digitais, mas essencialmente para o que ela exige para a construção da sala de aula, do projeto e sequência didática do professor”.

Para além do conteúdo e do currículo, o pós-pandemia trará ainda a exigência de outras formas de agrupamento, de novos hábitos, atitudes e modelos para as escolas, como relatou Maria Helena Guimarães. “As escolas deverão planejar cuidadosamente o retorno às aulas presenciais, incluir em seus planejamentos aspectos sanitários, de distanciamento, de higiene, do uso de máscara e álcool em gel, com um número menor de alunos por sala de aula, além de avaliar aspectos sociemocionais dos alunos, dos professores, pais, entre outros entes educacionais”.

O próximo Bett Educar - Encontro Online será realizado dias 23 e 24 de junho. A programação será anunciada em breve.

Fonte: Bett Educar com adaptações


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