Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Programa Volta ao Novo promove live para compartilhar boas práticas da formação

Todas as notícias Categorias

08/12/2021Undime

Programa Volta ao Novo promove live para compartilhar boas práticas da formação

Transmissão está marcada para o dia 14 de dezembro, às 18h

 

O Instituto Ayrton Senna realiza no dia 14 de dezembro, às 18 horas (horário de Brasília), live sobre o Programa Volta ao Novo. O evento é aberto ao público, gratuito e será transmitido pelo canal do Instituto no Youtube.

A live marcará também o lançamento de um e-book com os aprendizados do Volta ao Novo, que poderão inspirar boas práticas de educação integral pela rede pública.

Desde 2020, ano em que a pandemia da covid-19 fechou escolas em todo o país e forçou uma nova realidade para toda a comunidade escolar, a Undime, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, tem apoiado a redes municipais de educação de todo o país no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes a partir do programa Volta ao Novo. Como forma de compartilhar as boas práticas dessa formação, o Instituto realizará essa live.

O encontro contará com a participação de Roberto Campos, vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; e Leila Soares Perussolo, secretária de educação do estado de Roraima.

Sobre o Volta ao Novo

Durante dois anos, o Volta ao Novo apoiou redes estaduais e municipais de educação com formações e materiais voltados à instrumentalização dos profissionais para o desenvolvimento de competências socioemocionais. O objetivo central do projeto foi fomentar soluções capazes de promover o acolhimento da comunidade escolar diante dos possíveis efeitos do isolamento social no bem-estar e permitir o desenvolvimento de estratégias para a recuperação da aprendizagem a partir de competências consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com o outro e autogestão.

Ao longo das formações, o Volta ao Novo se adaptou a diferentes contextos, ganhando novas cores e contornos, sem perder a sua essência de apoio à educação integral. A parceria com a Undime foi dividida em duas fases: em 2020, o programa teve foco em lives de sensibilização e encontros formativos com técnicos da entidade sobre competências socioemocionais. Na segunda fase do programa, em 2021, os multiplicadores foram convidados a refletir sobre a redução dos prejuízos de aprendizagem na pandemia e a motivação para a aprendizagem.

Live Volta ao Novo
Data: 14 de dezembro de 2021
Horário: 18h (horário de Brasília)
Link para acompanhar: https://www.youtube.com/watch?v=g4b1YTPjpoY 


Parceria institucional