Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Audiência pública discute melhorias para o livro didático

Todas as notícias Categorias

09/02/2018Undime

Audiência pública discute melhorias para o livro didático

MEC e FNDE recebem contribuições para formatação final do edital do PNLD 2020

O Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) receberam, na manhã desta quinta-feira, 8, em Brasília, representantes de editoras para discutir a formatação final do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Em audiência pública aberta a toda a sociedade e com transmissão ao vivo pela internet, gestores do MEC apresentaram as diretrizes principais do processo de inscrição, classificação e avaliação das obras didáticas e literárias que serão utilizadas por estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das redes públicas de todo o país a partir de 2020.

Na abertura da audiência, o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, fez questão de ressaltar a importância do livro didático para o processo de ensino e aprendizagem. “Essa é a principal estratégia de chegada do Ministério da Educação na sala de aula. Não tem nada mais poderoso e efetivo que o programa do livro didático”, afirmou.

Em seguida, o secretário enumerou os objetivos principais do PNLD – aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, garantir material didático de qualidade e apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular, entre outros – e reforçou a relevância de receber contribuições das editoras e de toda a sociedade para a formatação final do edital do PNLD 2020. “A nossa proposta é que tenhamos a publicação do edital ainda no final de fevereiro, para iniciarmos as inscrições das obras entre novembro e dezembro de 2018.”

Uma das novidades do edital do PNLD 2020 é a inclusão de obras literárias e a possibilidade das escolas efetuarem a escolha dos livros de literatura que desejam receber. Outro ponto importante destacado na audiência pública foi a questão de investir em um manual do professor adequado, com as devidas orientações e comentários sobre o livro em questão, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

A parte da tarde foi reservada para dúvidas e contribuições de representantes das editoras e da sociedade em geral. Tudo com foco em aprimorar o edital e melhorar as obras didáticas que serão encaminhadas aos estudantes das redes públicas.

Para assistir à audiência acesse: https://www.youtube.com/watch?v=LTXuNbzv0SQ 

Fonte: FNDE

https://goo.gl/D4QW1w


Parceria institucional