Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições abertas para cursos oferecidos pela Fundação Telefônica Vivo e Undime

Todas as notícias Categorias

17/08/2022Undime

Inscrições abertas para cursos oferecidos pela Fundação Telefônica Vivo e Undime

Parceria entre as instituições oferece cursos gratuitos e certificados por meio da plataforma Escolas Conectadas. Saiba mais!

Diante de um contexto de transição curricular pós-pandemia, a formação continuada é fundamental para que educadores, gestores e dirigentes reflitam sobre suas práticas e reforcem o compromisso com uma educação de qualidade para todos.

É por isso que a Undime, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, abre inscrições para o segundo ciclo de formações a distância da plataforma Escolas Conectadas. A iniciativa disponibiliza três cursos que podem ser realizados a partir de 15 de agosto.

Embora os cursos sejam complementares, é recomendado que os educadores escolham apenas um neste primeiro momento. As inscrições são online e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/undime2-ed-ago-2022 até o dia 16 de setembro.

Uma vez inscritos, os participantes podem começar imediatamente e terão 60 dias para finalizar a formação. A carga horária das formações ofertadas varia entre 10 e 54 horas, sendo que todos os cursos são autoformativos, ou seja, os educadores têm flexibilidade para gerenciar o tempo de acordo com a sua rotina.

Conheça os cursos oferecidos nesta segunda oferta de 2022:

BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender

De acordo com a Unesco, competência digital faz parte das oito competências essenciais para o desenvolvimento no século XXI. Atenta a este movimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu a Cultura Digital como uma das diretrizes curriculares para as escolas brasileiras.

Por esse motivo, abordar a temática se tornou essencial para o exercício da profissão docente. Entretanto, a implementação de uma cultura digital está mais relacionada à pedagogia do que à tecnologia.

Afinal, o objetivo é criar experiências de aprendizagem em que o estudante possa se desenvolver com criatividade e protagonismo. É por isso que essa formação da plataforma Escolas Conectadas integra a BNCC, tecnologias digitais e autoria para direcionar as diferentes etapas, áreas e eixos de atuação dos educadores.

Ao longo das 10 horas de curso, os participantes terão a oportunidade de construir ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas para elaborar tarefas, missões e desafios. Além disso, vão aprender a utilizar ferramentas para compartilhar ideias e gerar produções multimídia colaborativas, que vão desde aplicativos até quadrinhos. Saiba mais!

 

Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet

A tecnologia está cumprindo um papel essencial em nos manter conectados no contexto atual, e como parte do cotidiano, também é assunto da escola. Afinal, embora já tenham nascido conectados, os estudantes do século XXI precisam entender seu papel como cidadãos que habitam o meio digital.

Por isso, a formação em cidadania digital busca capacitar os profissionais da educação para abordarem o uso seguro, respeitoso e crítico das tecnologias dentro e fora da internet. O curso, de 48 horas, também ajuda a desenvolver a empatia, o autoconhecimento e a cultura digital nos anos finais e iniciais do Ensino Fundamental.

Pensada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a ideia é promover práticas pedagógicas transformadoras capazes de sensibilizar crianças e jovens de maneira transdisciplinar. Confira!

 

Ensino híbrido: como fazer na minha escola?

Segundo resultados da pesquisa TIC Educação 2021, cerca de 90% das escolas representadas no levantamento já oferecem algum tipo de ensino remoto em conjunto com o ensino presencial.

Mesmo antes da pandemia, o ensino híbrido já era debatido na perspectiva de potencializar a educação do século XXI. Hoje, ele é não só uma realidade como uma necessidade.

Sendo assim, os seis módulos deste curso se dedicam a oferecer suporte teórico e prático para que os profissionais da educação possam compreender e aplicar cada modelo de ensino híbrido de acordo com os recursos disponíveis.

O objetivo é considerar as múltiplas realidades brasileiras e propor alternativas que possibilitem a inovação em contextos diversos. Competências como comunicação, cultura digital e pensamento crítico serão trabalhadas ao longo das 54 horas da formação.

Como resultado, a expectativa é que o educador seja capaz de utilizar o ensino híbrido de maneira integrada, contemplando as realidades da escola, dos estudantes e de suas famílias. Acesse a proposta formativa!

 

2ª oferta de cursos da plataforma Escolas Conectadas
Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2022
Inscrições: https://bit.ly/undime2-ed-ago-2022

Fonte: Fundação Telefônica Vivo com adaptações


Parceria institucional