Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Em solenidade, alunos e diretores de escolas públicas recebem certificado de “Destaques da Educação Fundamental”

Todas as notícias Categorias

09/09/2019Undime

Em solenidade, alunos e diretores de escolas públicas recebem certificado de “Destaques da Educação Fundamental”

Cerimônia aconteceu na sede do Inep, em Brasília, na última quarta-feira (4)

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), participou na tarde da última quarta-feira (4) da solenidade "Destaques da Educação Fundamental", promovida pelo Ministério da Educação. Na cerimônia, estudantes e diretores da rede pública de ensino foram reconhecidos.

Participaram da cerimônia também o secretário de Educação Básica, Jânio Macedo; Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, do Inep; e Cecilia Motta, presidente do Consed.

Alguns dos estudantes e diretores que estavam presentes na solenidade saíram de suas cidades pela primeira vez, outros nunca entraram em um avião. Além de virem à capital do país, os homenageados fizeram um tour cívico guiado para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e aprender sobre a história de Brasília.

Os alunos e diretores são de 15 estados e 19 municípios de todas as regiões do país. Foram contemplados quatro escolas por região, nas seguintes categorias:

• maior Ideb na última avaliação para os anos iniciais (5º ano);
• maior Ideb na última avaliação para os anos finais (9º ano);
• maior aumento nos resultados do Ideb em anos iniciais (5º ano);
• maior aumento nos resultados do Ideb em anos finais (9º ano).

O secretário de Educação Básica do MEC afirmou que o certificado recebido é um reconhecimento e uma força adicional para alunos e gestores continuarem fazendo esse trabalho de destaque. "Nós não podemos conceber um país de melhor equidade, de maior desenvolvimento se não investirmos em educação", disse Jânio.

"Nós estamos construindo um país e isso implica em avanços, em reconhecer desempenho e esforços e vocês conseguiram esse desempenho de escolas - sejam como alunos, como gestores. É o gestor que dá a tônica e a vida da sua unidade escolar. Fazer isso é construir o país dos nossos sonhos, dos nossos desafios (...) nós ainda temos 11 milhões de pessoas para tirar do analfabetismo no nosso país e vamos fazer isso com muito mais rapidez do que tem sido feito, concentrando esforços.", disse o presidente da Undime ao parabenizar os homenageados e reforçar que a instituição e o Consed trabalham juntos nas demandas da Agenda da Aprendizagem.

O documento, construído em conjunto pelas duas instituições, aponta quais são as demandas consideradas urgentes para os estados e municípios no que se refere à Educação.

Por outro lado, a presidente do Consed lembrou que gestores, coordenadores e professores que estavam lá souberam usar bem os resultados da Prova Brasil. O grande problema, segundo ela, é que muitas vezes esses resultados não são interpretados. "Muitos de nós não sabemos usar os resultados da Prova Brasil. Ele é um mapa da minha escola, onde eu estou e o que falta para o meu aluno avançar", lembrou Cecilia ao destacar a importância do uso dos resultados das avaliações.

Saeb

Na ocasião, o representante do Inep aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do Saeb. Segundo ele, mais de 7 milhões de estudantes, professores e diretores participam da avaliação este ano. A aplicação nas escolas públicas e em uma amostra de escolas privadas das 27 unidades da Federação será entre 21 de outubro e 1º de novembro.

Pela primeira vez, o Saeb terá testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A avaliação inédita vai gerar os primeiros resultados de desempenho nessa área do conhecimento, e já de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.

Outra novidade é que o Saeb passará a avaliar a alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Também pela primeira vez a avaliação será mediada: a capacidade de ler e de escrever das crianças será avaliada por meio de um ditado. A avaliação da educação infantil, outra inovação, será um estudo-piloto para testar a aplicação dos questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, que serão usados pela primeira vez pelo Inep.

Fonte: Undime/Foto: Luis Fortes, MEC


Parceria institucional