Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Diretrizes Curriculares Nacionais e Base da formação docente é tema de audiência pública no CNE

Todas as notícias Categorias

09/10/2019Undime

Diretrizes Curriculares Nacionais e Base da formação docente é tema de audiência pública no CNE

O Conselho Nacional de Educação (CNE) realizou, na última terça-feira (8), audiência pública da Comissão Bicameral de Formação Inicial e Continuada de Professores para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica.

A Undime esteve representada pelo presidente Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP); pelo vice presidente, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente de Goiânia (GO) e presidente da Seccional Goiás; e pelo presidente da Undime Nordeste, Alessio Costa Lima, que além de Dirigente de Alto Santo (CE), é conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Na ocasião, o presidente da Undime elogiou o texto no que se refere à carga horária dos cursos de formação inicial de professores para a Educação Básica, em nível superior, que prevê 3.200 horas. "Essa carga horária é coerente com o que a gente espera. Outra coisa muito importante são os 4 anos estabelecidos para esse processo. O fazer pedagógico exige reflexão, o olhar da prática voltado à teoria. A pedagogia precisa ser valorizada e precisa ter tempo de maturidade".

Além disso, Garcia falou sobre o processo de complementação pedagógica e segunda licenciatura com a proposta de 1.000 horas. "É um período razoável. Não é o fato de ter uma licenciatura que, ao fazer a segunda, simplesmente a gente possa abrir mão da reflexão pedagógica".

Por fim, Garcia ressaltou a importância do MEC ter um processo austero de monitoramento e acompanhamento da qualidade da educação oferecida no país. "Nós não conseguimos, como dirigentes municipais, resolver aquilo que a formação inicial não resolveu. O investimento da educação pressupõe esse compromisso, esse construir do dia a dia que envolve esforço, tempo e trabalho".

O texto referência contém a proposta de Reformulação da Resolução CNE/CP nº 2/2015 e recebe contribuições até o dia 23 de outubro, por meio de consulta pública. Os interessados em enviar contribuições fundamentadas e circunstanciadas ao documento podem fazê-lo por meio eletrônico em formato texto pelo endereço formacaodeprofessorescne@mec.gov.br.

A Comissão Bicameral que trata o tema tem como presidente a conselheira Maria Helena Guimarães Castro e relator o conselheiro Mozart Neves Ramos.

Clique aqui para acessar o texto referência "Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica".

Fonte/Foto: Undime


Parceria institucional