Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime completa 34 anos de história

Todas as notícias Categorias

09/10/2020Undime

Undime completa 34 anos de história

São mais de três décadas buscando construir e defender a educação pública com qualidade social

Em meio a grandes vitórias e desafios na educação pública brasileira, como a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Fundeb, e da pandemia de covid-19, respectivamente, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) completa 34 anos em 2020.

Com a missão de articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação para construir e defender a educação pública com qualidade social, a Undime foi fundada em 10 de outubro de 1986.

Do período pré-constituinte até os dias de hoje o país conquistou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996); o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) foi regulamentado, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implementada e entre outras conquistas, o Congresso aprovou o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) e recentemente, em 2020, aprovou e promulgou o Novo Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (EC 108/2020).  

Maria Mirtes Cordeiro Rodrigues foi a terceira presidente da Undime, entre 1989/ 91, quando Dirigente Municipal de Educação (DME) de Olinda (PE) e permaneceu na presidência nos anos 1991/1992, quando esteve DME de Cabo de Santo Agostinho (PE). Após 34 anos, Mirtes comenta que desde o início, a Undime busca promover uma discussão sobre a formação de uma educação pública de qualidade em todo o país.

“Em 1992, nós planejamos um seminário e teve uma participação muito grande de pessoas do Brasil inteiro. Era um momento de redemocratização no Brasil, uma efervescência política muito grande e muita gente veio a Pernambuco para discutir os rumos da educação brasileira. Chegamos à conclusão de que deveríamos articular os secretários, os dirigentes municipais de educação, dos mais de 5 mil municípios brasileiros, conquistar os prefeitos, promover uma discussão ampla e criar uma entidade que aglutinasse os secretários na luta por uma educação pública gratuita de qualidade por esse Brasil afora”.   

Hoje, completando 34 anos de fundação, a Undime tem se firmado como referência no cenário educacional do país, articulando junto aos governos estaduais e federal a elaboração e implementação de políticas, programas, ações e projetos voltados para a educação pública municipal, sempre pautada no  Regime de Colaboração, com os Estados e a União e respeitando a autonomia dos entes federados.  

O atual presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Martins Garcia, é o 18º presidente da instituição, ao longo destes 34 anos. Ele comenta sobre como a Undime tem sido essencial, especialmente neste ano, para ajudar a enfrentar a crise na educação causada pela suspensão nas aulas presenciais devido a pandemia da covid-19.

“Estar à frente da Undime é uma grande responsabilidade, sobretudo nos tempos atuais. Representar essa instituição que, há 34 anos, está na luta por uma educação de qualidade, equidade e que atenda os desafios sociais que o nosso país apresenta, dentro da sua grande diversidade e extensão territorial, garantindo a todos o direito a uma educação que transforma vidas, é um desafio que nos estimula a sermos melhores todos os dias. A Undime está sempre à disposição de todos os Dirigentes Municipais de Educação, dando apoio e orientação, principalmente neste momento de incertezas, porque o Brasil precisa de dirigentes preparados e unidos em favor da educação de hoje e do futuro que nós queremos!”.

A Undime respeita e representa a diversidade do país, ao reunir os gestores dos 5.568 municípios brasileiros com o objetivo de promover a integração, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos entre todas as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas.

Logo, quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. A instituição atua por uma educação pública, laica, gratuita com equidade e qualidade social para todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta.

Marcelo Ferreira da Costa, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO), comenta sobre a luta da instituição por uma educação pública de qualidade.

“Em todos os grandes momentos da educação após a abertura democrática, a Undime esteve presente e contribuiu de forma positiva para que nós pudéssemos ter uma educação de qualidade. Em cada estado, os dirigentes se organizam em seccionais da Undime, as quais podem se subdividir em microrregionais, para intensificar a comunicação e acelerar processos de mobilização”, explica.

“Hoje mais do que nunca, com o novo Fundeb, com todas as lutas que nós temos para garantir a educação de qualidade, mesmo em tempo de pandemia, a Undime, novamente em um momento de crise se levanta, arregimenta todos os dirigentes e passa a fazer a diferença para que possamos lutar pela educação nesse país. Viva a Undime, essa instituição forte, plural, que tem o nome e o talento de todos os gestores de educação, de cada um dos 5.568 municípios, em favor da educação de qualidade”, comemora Marcelo.


Confira as principais conquistas da Undime ao longo da história:


Fonte:
Undime


Parceria institucional