Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime: 36 anos trabalhando por uma educação pública de qualidade

Todas as notícias Categorias

10/10/2022Undime

Undime: 36 anos trabalhando por uma educação pública de qualidade

Com a missão de articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação, a instituição foi fundada em 10 de outubro de 1986

        

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne Dirigentes Municipais de Educação (DME) dos 5.568 municípios brasileiros e o Distrito Federal, responsáveis pela gestão de mais de 23 milhões de matrículas na educação básica pública. Neste 10 de outubro a Undime completa 36 anos de atividades prestadas à educação brasileira.

Ao longo destas mais de três décadas de atuação, a instituição vem amadurecendo e se legitimando como instância representativa da educação básica pública nos municípios brasileiros, desempenhando papel importante e essencial nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas públicas de educação. Cada vez mais, a Undime tem se tornado referência nacional, ao desenvolver estudos, pesquisas e ações que buscam a melhoria da educação básica pública, a garantia do direito ao acesso, à permanência e à aprendizagem na escola.

“É com imensa alegria que comemoramos, na data de hoje, 36 anos de existência. São mais de três décadas de luta pela articulação e mobilização dos dirigentes municipais de educação em defesa da educação pública. Parabéns Undime, dirigentes e equipes técnicas das secretarias de educação que construíram ao longo desses anos uma educação mais inclusiva, com qualidade social e que nos dá, certamente, a esperança de que o futuro será sempre melhor quando temos a educação como pauta e centro do nosso trabalho. Que venham mais boas histórias para serem contadas!”, comemora o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennuci/SP.

Entre as pautas da Undime está o respeito à diversidade do país, visto que reúne todos os gestores de Educação, em exercício, isto é, aqueles que atuam na função de Dirigente Municipal de Educação. Além disso, a Undime mantém contato com os mais diferentes segmentos e está presente no debate de políticas públicas em âmbito nacional, buscando melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido e articular junto aos governos estaduais e federal a elaboração e implementação de políticas, programas, ações e projetos voltados à educação pública municipal, em Regime de Colaboração. Incentiva, ainda, a formação dos Dirigentes Municipais de Educação para que, no desempenho de suas funções, contribuam decisivamente para a melhoria da educação pública e autonomia municipal.

“Neste 36 anos, a Undime está sempre presente quando se trata de educação básica pública. Desde a educação infantil, até de jovens e adultos, ensino fundamental, campo, indígena e quilombola. Todo ano realizamos fóruns estaduais e nacional, além de eventos, seminários e formações com o objetivo de reunir dirigentes para alinhar e debater pautas da educação básica pública do país. Você, Dirigente Municipal de Educação, que ainda não conhece o nosso trabalho, entre em contato com a seccional da Undime em seu estado e acompanhe as nossas ações. Juntos só teremos a somar para a vida de nossos estudantes”, completa Luiz Miguel.

A Undime está presente em todos os estados do país e trabalha para proporcionar uma educação básica pública com qualidade e equidade.

Faça parte da Undime!
Clique aqui para acessar os contatos das seccionais em cada estado. 

 

Fonte e foto: Undime


Parceria institucional