Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Inep debate com Undime propostas para o novo Saeb

Todas as notícias Categorias

12/02/2020Undime

Inep debate com Undime propostas para o novo Saeb

Reunião aconteceu na última segunda-feira (10)

Após participar, pela manhã, de reunião com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à tarde da reunião do Comitê Estratégico do Plano de Ações Articuladas (PAR), no fim do dia, a Undime cumpriu agenda com a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pauta do encontro foi a proposta de reformulação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A Undime estava representada pelo presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), pelo vice-presidente, Marcelo Ferreira da Costa, DME de Goiânia (GO) e pelo presidente da Undime Região Nordeste, DME de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima.

O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) e do Ministério da Educação (MEC) apresentaram à Undime as propostas para o novo Saeb.

Ainda em discussão e análise, a proposta contempla a ideia de que, gradativamente, até 2025, o Saeb seja realizado todos os anos e de maneira censitária, isto é, abarcando todas as escolas públicas e privadas. Além disso, até lá todas as áreas do conhecimento devem ser incluídas nas avaliações. Outro ponto a ser implementado é que, gradativamente, as avaliações sejam realizadas a partir das novas matrizes, que terão como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante a reunião, a Undime teve a oportunidade de conhecer as propostas pensadas para o novo sistema de avaliação que engloba toda a educação básica e pode, ainda, apresentar contribuições, dar sugestões e fazer as considerações pertinentes ao que foi colocado.

"Foi muito positivo esse encontro e certamente é bom saber que temos esse canal aberto com o Inep. As mudanças serão muitas e isso vai exigir um esforço coletivo", avaliou o presidente da Undime.

Sobre o Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, hoje aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação incorporou também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional