Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Estão abertas as inscrições para a 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva!

Todas as notícias Categorias

12/08/2019Undime

Estão abertas as inscrições para a 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva!

Até 20 de setembro, você e sua equipe podem inscrever uma iniciativa de sucesso realizada com apoio do Conviva e concorrer a diversos prêmios: viagem para a Colômbia, encontro formativo, participação de cursos, recebimento de livros infantis e curso presencial para a equipe da secretaria! Nesta página você encontra todos os materiais de apoio e a ficha de inscrição.

O essencial sobre o edital

No edital da 4ª Ação de Reconhecimento, você encontra em detalhes as regras de participação. Abaixo estão algumas orientações e respostas às principais dúvidas:

  • Quem pode participar? As secretarias municipais de educação cadastradas na plataforma Conviva.
  • É possível um município registrar mais de uma iniciativa? É aceita apenas uma inscrição por município. Por isso, discuta com a equipe qual dos relatos deve ser detalhado e eleja o melhor deles, isso é, veja aquele com resultados mais significativos e uso destacado do Conviva.
  • Quem deve ser o responsável pela inscrição? Basta o profissional da secretaria de educação estar cadastrado no Conviva para realizar a inscrição na Ação de Reconhecimento. Caso o responsável pela inscrição não seja o Dirigente Municipal de Educação, é recomendável que ele seja avisado sobre a participação do município na premiação, assim como os demais colegas de equipe da secretaria.
  • O que não pode faltar no registro realizado? Na ficha de inscrição deve estar informado em detalhes o objetivo inicial da ação, o passo-a-passo da execução, as áreas de gestão impactadas relacionadas ao Conviva, os desafios enfrentados durante o processo e o contexto da educação pública no município. Lembre-se: as iniciativas descritas devem indicar de que forma o Conviva apoiou as secretarias municipais de educação para o sucesso da ação!
  • É possível salvar um rascunho da inscrição? Sim! Ao iniciar o preenchimento da sua inscrição, clique em “Salvar rascunho” e continue editando depois. Porém, fique atento ao prazo (20 de setembro) e envie sua inscrição quando ela estiver completa. Todos os usuários do município têm acesso à página de inscrição da Ação de Reconhecimento e podem colaborar para editar esse relato.
  • Após enviar a inscrição, posso alterá-la? Não! Depois de enviar o seu relato, não será possível atualizá-lo. Por isso, use o botão “Salvar rascunho” até ter certeza de que finalizou seu texto.
  • Qual o tamanho limite do texto das respostas? Em cada questão com campo aberto é possível escrever respostas de até 2.500 caracteres.
  • Qual o tamanho máximo dos arquivos anexados na ficha de inscrição? Além de responder a cada uma das questões é possível inserir documentos na ficha de inscrição. O tamanho máximo desses arquivos é de 25 mb.
  • Ao enviar a inscrição, o município recebe uma confirmação? Sim! Você e todos da equipe recebem um e-mail informando sobre o envio da inscrição.
  • Qual o prazo para as inscrições? Entre 12 de agosto e 20 de setembro.
  • Quais as etapas de seleção? A primeira fase de seleção dos trabalhos inscritos é a triagem. Na segunda, os registros válidos serão analisados pela Comissão Avaliadora, que vai identificar os trinta melhores colocados na Ação de Reconhecimento, sendo os 10 primeiros considerados finalistas e os 20 seguintes, semifinalistas. Os nomes desses 30 será apresentado dia 23 de outubro, em um vídeo ao vivo transmitido no Facebook do Conviva. Os três vencedores serão divulgados em 28 de novembro.
  • Quais as premiações para os 30 semifinalistas? Os 30 melhores colocados têm o direito a participar de programas de formação a distância gratuitos e receberão livros infantis de 0 a 6 anos para serem distribuídos nas escolas de sua rede.
  • Quais as premiações para os 10 finalistas? Além dos prêmios entregues aos semifinalistas, dois representantes dos municípios finalistas serão convidados a viajar para o Rio de Janeiro em novembro. Na capital fluminense, participam de uma formação presencial e apresentam a uma banca de especialistas em educação sua experiência, o que os classificará na categoria “técnica”. Também gravarão vídeos com a equipe do Canal Futura, quando serão entrevistados sobre suas práticas. Essas gravações serão disponibilizadas para o público escolher o vencedor da categoria “votação popular”.
  • Quais as premiações para os 3 vencedores? Além das premiações para os semifinalistas e finalistas, dois representantes dos três municípios vencedores nas categorias técnica e votação popular serão contemplados com uma viagem para a Colômbia para conhecer experiências educativas de sucesso em 2020. A equipe da secretaria de educação também receberá em seu município uma oficina – com momentos presenciais e a distância – para colaborar com a solução dos desafios de cada localidade.
  • O que são consideradas iniciativas de qualidade pela Comissão Avaliadora? A Comissão Avaliadora levará em conta quatro critérios para selecionar os relatos: Articulação e Mobilização, Metodologia, Aperfeiçoamento e Inovação e Fortalecimento e Desenvolvimento da Gestão. No item 5 do edital estão indicados em detalhe esses critérios. No Manual do Participante, nos capítulos “O que é uma iniciativa de qualidade” e “Dicas da comissão avaliadora”, você também encontra mais informações.
  • Em caso de dúvidas, a quem devo recorrer? O articulador ou a articuladora responsável pelo atendimento do Conviva em seu estado está preparado para te apoiar em todo o processo de inscrição, seja para o entendimento do edital, a identificação da prática que deve ser relatada e as dicas sobre o preenchimento da ficha de inscrição. Conte com esse profissional (se precisar recuperar seu contato, acesse o Conviva com seus dados de login e senha e encontre o telefone e email do responsável pelo seu estado no rodapé das páginas). Se preferir, escreva para reconhecimento@convivaeducacao.org.br ou envie uma mensagem para Whatsapp (21) 98298-2013.
  • Materiais para apoio dos participantes Na página do Conviva construída especialmente para a iniciativa – www.convivaeducacao.org.br/reconhecimento – estão reunidos os materiais que colaboram com as inscrições. Basta acessar e reler sempre que necessário! A seguir, você também encontra os links para cada um deles:

Manual do Participante

Edital

Reportagem sobre os vencedores das últimas edições

Vídeos realizados por dois finalistas (Santiago, do Rio Grande do Sul, e Três Rios, no Rio de Janeiro) incentivando as inscrições

Ficha de inscrição

 

Fonte/ Foto: Conviva Educação

https://bit.ly/2YWhy6B 


Parceria institucional