Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Guia infantil do coronavírus: como orientar as crianças

Todas as notícias Categorias

16/03/2020Undime

Guia infantil do coronavírus: como orientar as crianças

Especialistas aconselham pais e educadores a reforçarem os ensinamentos de prevenção às doenças respiratórias e evitarem alardes desnecessários

 

A disseminação do novo coronavírus tem sido assunto recorrente no Brasil, em especial após a confirmação de casos no país e o aumento das suspeitas de contágio.

Com isso, aumentaram também as fake news, os boatos e as informações exageradas sobre o vírus, o que pode causar pânico não só entre adultos, mas nas crianças.

O Globo ouviu três especialistas para criar um guia para pais e educadores tratarem do tema com as crianças. Eles recomendam evitar alardes desnecessários e reforçar os ensinamentos de prevenção às doenças respiratórias, com dicas lúdicas sobre hábitos de higiene.

Evitar o pânico



Como explicar a doença?

De forma simples e direta: que se trata de um novo vírus, de transmissão respiratória, como tantos outros que circulam entre nós. Pode-se dizer que não há vacina e que por isso é importante a prevenção.

Não alarme os pequenos

O coronavírus é uma doença respiratória e, para evitá-la, é preciso tomar os mesmos cuidados que deveríamos adotar com a gripe, por exemplo. Não há motivo para pânico quando os cuidados de higiene são adotados.

Não é necessário ressaltar o número de mortes porque pode criar uma percepção de risco maior do que é de fato.

Meu filho está espirrando. O que fazer?

No cenário atual, nada muda. Ou seja: com ou sem coronavírus, se a criança está doente, especialmente com doenças febris ou respiratórias, não é para levá-la para a escola. Estas doenças são transmissíveis. Se não há doença alguma, gripe, diarréia, conjuntivite, a vida segue normal.

Cuidados na escola



Meu filho está com suspeita da doença

Crianças que apresentam sintomas de coronavírus e se encaixam na classificação de caso suspeito não devem ir à escola. A medida deveria ser adotada em qualquer quadro de doença respiratória. A higienização total da sala também deve ser feita e as aulas podem transcorrer normalmente.

E se o coleguinha tem os sintomas?

Criança com tosse, febre, coriza e outros sintomas tem todo dia na escola. Infelizmente os pais levam seus filhos para o colégio mesmo doentes. Basta abaixar a febre, por exemplo. E isso ocorre, muitas vezes, por desconhecimento. Em relação a sintomas inespecíficos, hoje, com nenhum caso de coronavírus confirmado entre crianças, não há o que fazer. É importante destacar que as crianças não são vítimas preferenciais do coronavírus.

Álcool em gel disponível

O hábito de usar o álcool em gel para limpar as mãos também deve ser adotado. Nas salas de aula, o produto pode ficar disponível para alunos e professores.

Sala de aula e transporte escolar

O ideal é manter os ambientes arejados. Mas atenção: crianças pequenas podem colocar as mãos para fora do ônibus e isso pode ser perigoso. Em casos como este ou em situações de muito calor, as janelas podem permanecer fechadas e o ar condicionado ligado.

Higienização de forma lúdica



Teste do guache com olhos vendados

A correta lavagem das mãos — com água e sabão, lavando punhos, palmas, dorsos e a parte entre os dedos, e esfregando unhas e pontas dos dedos na palma — é uma das medidas mais eficazes no combate à doença.

Uma boa brincadeira para ensinar aos pequenos quanto tempo e esforço devem ser dedicados a essa tarefa é usar tinta guache para ser retirada durante a lavagem.

A brincadeira é feita com os olhos da criança vendados, para que ela estime se a limpeza já foi eficaz —quando ela achar que acabou, deve retirar a venda e ver o resultado. Uma boa limpeza leva em torno de 20 segundos.

Lavar as mãos cantando parabéns

Outra forma de mostrar o tempo necessário para a lavagem correta é cantar “Parabéns a você” duas vezes seguidas. A criança deve ser orientada a caprichar na limpeza do espaço entre os dedos, além de esfregar também o dorso e o punho.

Na escola, deve secar as mãos com toalha descartável e, se a torneira não for automática, usar o papel toalha para fechá-la — ou lavar também a torneira antes.

Prova da beterraba

Quem assoa o nariz com lenço de papel deve lavar as mãos depois de fazê-lo. Para provar a necessidade disso para as crianças, faça o teste da beterraba. Ao pegá-la com um lenço, as mãos também ficam vermelhas — o que mostra que o líquido (e, portanto, o vírus que ele pode estar carregando) alcança as mãos.

Cuidados em casa



Higienizar computadores e celulares

Ao chegar em casa é aconselhável lavar logo as mãos e a dica é aproveitar este momento para também limpar o celular, com álcool em gel. Teclados de computador, na maioria das vezes esquecidos, podem também ser higienizados.

Ambientes arejados e ventiladas

Assim como na escola, as janelas de casa podem ficar abertas. Mesmo no verão, quando os vírus respiratórios não circulam como no inverno.

Fonte: O Globo

https://glo.bo/33f8ZU8 


Parceria institucional