Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Seminário discute sustentabilidade de políticas públicas para a garantia da alfabetização na idade certa

Todas as notícias Categorias

13/05/2022Undime

Seminário discute sustentabilidade de políticas públicas para a garantia da alfabetização na idade certa

Terceira edição do evento, será realizada nos dias 17 e 18 de maio; evento é voltado aos profissionais da educação dos 11 estados integrantes da PARC

 

Prefeitos, secretários e gestores de secretarias estaduais e municipais de educação, diretores de escolas, professores, formadores e pesquisadores de 11 estados brasileiros têm um encontro marcado na terceira edição do Seminário Conectados pela Alfabetização. O evento será realizado no formato online, nos dias 17 e 18 de maio. A iniciativa é da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), aliança formada pela Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann, Instituto Natura, e os parceiros B3 Social e Fundação Vale.

Com o tema “A sustentabilidade de políticas públicas para garantir a alfabetização na idade certa”, o evento será das 14h às 17h30 (horário de Brasília), e é voltado aos profissionais da educação dos 11 estados integrantes da PARC (AL, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PE, PI, RS e SE).

O Seminário Conectados pela Alfabetização tratará sobre o cenário da educação neste ano eleitoral, a sustentabilidade de políticas públicas educacionais pós-eleições, a consolidação dos Programas de Alfabetização enquanto políticas de Estado, estratégias para recomposição da aprendizagem, o processo de alteração e implementação do ICMS Educação. Serão realizadas também mesas com gestores de municípios integrantes da PARC para discutir temas como a equidade de raça e gênero.

“O ano de 2022 é muito importante e decisivo para a consolidação de estratégias que garantam a aprendizagem das crianças no retorno presencial às escolas. Para tal, é preciso que políticas públicas que assegurem essas estratégias sejam fortalecidas. Sendo assim, o Conectados pela Alfabetização tem como objetivo mobilizar e conectar os atores envolvidos na implementação dos Programas nos estados em torno da temática da sustentabilidade de políticas públicas para a garantia da alfabetização na idade certa de todas as crianças”, comenta Veveu Arruda, diretor executivo da Associação Bem Comum.

Programação

Na terça-feira (17), a sessão de abertura contará com a participação de representantes das instituições promotoras e realizadoras do Seminário e de parceiros. Entre eles, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; o presidente do Consed e Secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo; representantes do Instituto Natura, Fundação Lemann, Fundação Vale e B3 Social.

Na sequência, a palestra de abertura terá como tema “O cenário atual da educação e a importância da sustentabilidade de políticas educacionais em ano eleitoral” e será conduzida por Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades e ex-dirigente municipal de educação de São Paulo. Em seguida, complementando o debate anterior, será vez do presidente da Undime e Márcio Brito, secretário executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc/Ceará, abordarem “A sustentabilidade de políticas públicas pós-eleições para garantir a alfabetização na idade certa”, com mediação de Allan Porto, secretário de Educação de Mato Grosso.

Na segunda parte da programação, serão realizadas duas palestras simultâneas e o público poderá optar pela palestra cujo tema mais lhe interessa ou que se adeque as suas necessidades. Na sala 1, o tema será “ICMS Educação: processo de alteração e implementação da política”, conduzida por Vitor de Angelo, presidente do Consed, e Neurizete Nascimento, secretária de Educação do Amapá, com mediação de Josué Modesto, secretário de Educação de Sergipe. Na sala 2, o tema será “A consolidação do Programa Estadual de Alfabetização enquanto política pública de Estado”, com o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, e com Márcia Campos, diretora do Programa Educar pra Valer/ABC, com mediação de Marcelo Barros, secretário de Educação de Pernambuco.

No segundo dia (18), a programação começa com duas palestras simultâneas. Na sala 1, serão discutidos os “Desafios e possibilidades para a construção da equidade de raça e gênero nas escolas”, com Marcelha Quintiliano Pereira, professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do município do Rio de Janeiro, e especialista em Alfabetização e Letramento e História da África e Cultura Afro-brasileira; e Irlene Renata, secretária Municipal da Educação de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT; com mediação de Raquel Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande do Sul. Em paralelo, na sala 2, será abordado “A sustentabilidade de políticas educacionais no município em um ano de eleições estaduais”, com Sandra Ribeiro, dirigente municipal de educação de São Sebastião/AL; e Sônia Regina Diógenes Tenório, dirigente de educação em Venturosa/PE. A mediação será de Ellen Gera, secretário de Educação do Piauí.

Em seguida, os participantes voltam a se encontrar na sala principal para acompanhar o painel “Políticas municipais para recomposição da aprendizagem: estratégias e suporte às escolas”, que será conduzido por Carlos Sanches, ex-dirigente municipal de educação de Castro/PR, ex-presidente da Undime e conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná; e Carolina Campos, fundadora e diretora executiva do Vozes da Educação; com a mediação de Cecília Motta, secretária de Educação de Mato Grosso do Sul.

Clique aqui e confira a programação completa.

Clique aqui para realizar a inscrição.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Bem Comum (ABC) com adaptações

(Atualizado em 16/05/2022)


Parceria institucional