Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Audiência pública apresentará informações técnicas sobre aplicação do Saeb

Todas as notícias Categorias

14/05/2019Undime

Audiência pública apresentará informações técnicas sobre aplicação do Saeb

Para dar transparência à contratação da instituição aplicadora do Sistema de Avaliação da Educação Básica deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará uma audiência pública em 24 de maio, das 9h às 13h, na sede do Inep, em Brasília (DF). O objetivo é reunir informações para o aprimoramento do termo de referência. O projeto básico conceitual já está disponível no Portal do Inep.

Durante a audiência, os interessados terão acesso a uma série de informações pertinentes à aplicação. Contribuições e pedidos de esclarecimentos poderão ser encaminhados, previamente, até as 18h do dia 17 de maio, pelo e-mail cgpa.dgp@inep.gov.br. O Saeb 2019 vai avaliar a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º ano) e o Ensino Médio (3ª e 4ª série). A aplicação, em todas as Unidades da Federação, será entre 21 de outubro e 1º de novembro.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação, municípios e escolas. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

O Saeb usa questionários e provas para avaliar várias dimensões de qualidade da Educação Básica que se inter-relacionam para promover percursos regulares de aprendizagens com objetivo de formação integralmente os estudantes brasileiros. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Edital de Audiência Pública

Projeto Básico Conceitual

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/2E8ecSl 


Parceria institucional