Você está aqui: Página Inicial > Notícia > 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Com aliança inédita, Google for Education e Undime anunciam estudo sobre educação pública

Todas as notícias Categorias

15/08/2019Undime

Com aliança inédita, Google for Education e Undime anunciam estudo sobre educação pública

 

Acesso, uso e apropriação das tecnologias em escolas municipais são foco do levantamento que será a primeira ação do acordo

O Google For Education e a Undime, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, acabam de anunciar uma parceria inédita que prevê o intercâmbio e a cooperação técnica de assuntos relacionados à educação básica, visando o compartilhamento de conhecimentos, a transferência de experiências e a realização de atividades conjuntas, mediante a disponibilização de pesquisas, soluções e estudos voltados ao aprimoramento das ações para a melhoria da qualidade da educação, dentro do escopo da Undime.

A primeira ação concreta será a realização de um estudo que permita verificar as condições do uso de tecnologias digitais no âmbito das escolas públicas municipais em território nacional. Além de contribuir com a elaboração e a avaliação de políticas educacionais, o estudo irá verificar o nível de acesso, uso e apropriação das tecnologias por alunos, professores e gestores educacionais.

“O retrato do uso de tecnologias digitais no contexto educacional, especialmente no que diz respeito à educação pública municipal, ainda é uma incógnita no Brasil. Há bastante informação solta, mas não há um estudo amplo e consolidado sobre o tema. Com este estudo, os dirigentes de educação municipal, assim como demais gestores de educação pública, terão informações para o desenvolvimento de políticas de maneira mais assertiva”, explica o presidente da Undime, Alessio Costa Lima.

O termo de cooperação firmado prevê que o levantamento seja aplicado bienalmente, com início já no primeiro trimestre de 2020. Para isso, Undime e Google for Education selecionarão o instituto de pesquisa independente que desenvolverá e aplicará a metodologia.

“Temos uma responsabilidade e oportunidade única à frente, que é a de levar inovação à educação dos municípios brasileiros, através de soluções tecnológicas acessíveis, que promovam maior engajamento de alunos e que tenham foco na capacitação de professores, que são protagonistas fundamentais nessa transformação.”, afirma Daniel Cleffi, líder do Google for
Education para América Latina.

Para Eduardo Gomide, diretor do Foreducation EdTech, primeira Google Partner no Brasil e empresa que coordenará o projeto, “esse é um movimento natural e ter informações precisas sobre o tema é extremamente saudável e oportuno para todos os envolvidos. Estamos pensando, inclusive, na criação de um prêmio para as boas práticas pedagógicas com uso de tecnologia nas escolas públicas municipais”, antecipa Eduardo.

Google for Education

O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Presente em mais de 180 países e utilizada por milhões de alunos e professores, a solução engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, incluindo o Google Classroom, bem como os Chromebooks, que são notebooks de baixo custo, que se diferenciam pela simplicidade, rapidez e segurança.

O ecossistema que cerca o Google for Education é utilizado por mais de 25 milhões de alunos com os Chromebooks e 80 milhões usando G Suite for Education ao redor do mundo.

Foreducation EdTech

A Foreducation EdTech, primeiro Education Partner do Google no Brasil, reúne um grupo de educadores que há mais de 11 anos estuda os benefícios do uso da tecnologia em sala de aula, e as contribuições disso para a melhoria na qualidade do ensino.

A consultoria especializada em tecnologia educacional da Foreducation EdTech, facilita o processo de adoção de tecnologias abertas e gratuitas no contexto escolar, reduzindo custos, melhorando a comunicação entre professores e alunos e tornando o aprendizado mais dinâmico, atraente e significativo.

A Foreducation EdTech já atendeu mais de 870 instituições de ensino com o Programa de Gestão de Mudanças; formou mais de 38.000 docentes; impactou mais de 500.000 alunos com a tecnologia Google for Education; e certificou mais de 11 instituições parceiras com o selo “Escola de Referência Google for Education”.

Undime

Fundada em 1986, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos. Sua missão é articular, mobilizar e integrar dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Estão constantemente na pauta da Undime temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem.

Para solicitações de informações e entrevistas:

Foreducation EdTech
Patrícia Ribeiro - 011 98080-4406 / imprensa@weducation.com.br 
Victor Araujo - 011 5053-2970 / victor.araujo@csceducacao.com.br 

Undime
Vanele Oliveira - 061 98143-4154 / undimenacional@undime.org.br 
Joana Saraiva -061 98128-5052 / undimenacional@undime.org.br 

Google For Education
Augusto Garcia - 011 99476-0505 / augusto.garcia@ketchumbrasil.com 


Parceria institucional