Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Assista à videoconferência “Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro”

Todas as notícias Categorias

15/12/2023Undime

Assista à videoconferência “Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro”

Durante a transmissão, foi anunciado que o Conviva Educação vai realizar, no mês de janeiro de 2024, ciclo de videoconferências sobre as jornadas pedagógicas, para apoiar o desenvolvimento destes eventos nos municípios de todo país

 

A Undime, por meio da plataforma Conviva Educação realizou videoconferência nesta quinta-feira, 14 de dezembro, com a  participação da assessora técnica da Undime, Maria Regina Passos; e de Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa (Cedac); com mediação do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.

O tema da edição foi “Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro” e pautou as recomendações para a realização desses momentos com as equipes técnicas e os aspectos que devem ser considerados na realização dos eventos e que devem compor o planejamento dos docentes nas diferentes unidades escolares, com foco na garantia da aprendizagem e desenvolvimento de cada estudante.

“Estas formações precisam ser um momento não somente de receber novidades, mais do que isso, as jornadas devem olhar para o agora e pensar lá na frente. Quando a gente olha para o presente, o que foi feito e o que as ações desempenhadas até hoje resultaram é muito significativo. Entender o contexto tanto das redes quanto das escolas é primordial”, afirma Roberta Panico.

O presidente da Undime reforça a necessidade de se dialogar com as equipes técnicas no sentido de levantar questões para nortear a organização dos ciclos pedagógicos de 2024. “Ao mesmo tempo que estamos cuidando para encerrar bem o ano de 2023, já estamos com a missão de planejar 2024, pois sabemos que se trata do momento mais estratégico de planejamento do calendário escolar, que é a semana padagógica. Nós, Dirigentes Municipais de Educação, temos o desafio de pensar como serão as semanas nas nossas redes e desenvolver atividades que sejam coletivas, de reflexão e de aprofundamento de como se dará o ano letivo e as principais ações que serão desenvolvidas no calendário escolar”, explica.

Ao falar da importância do planejamento da jornada pedagógica de 2024, Maria Regina Passos, abordou a urgência de gestores conhecerem os dados efetivos de seus municípios para que possam pensar nas jornadas pedagógicas “com os pés no chão”, cientes de onde estão e de  onde devem chegar, com o cuidado de ouvir todos os envolvidos, das coordenações aos docentes, incluindo a parte mais importante das escolas, que são os alunos.

Ainda durante a transmissão, foi anunciado que o Conviva Educação vai realizar, no mês de janeiro de 2024, um ciclo de videoconferências sobre as jornadas pedagógicas, para apoiar o desenvolvimento destes eventos nos municípios de todo país. Em breve serão divulgadas mais informações.

A íntegra da transmissão está disponível na galeria de vídeos da plataforma e pode ser acessada aqui. https://www.convivaeducacao.org.br/galeria/663

Fonte: Conviva Educação 


Parceria institucional