Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Uncme elege nova diretoria

Todas as notícias Categorias

16/03/2018Undime

Uncme elege nova diretoria

Durante o XXVII Encontro Nacional da Uncme, realizado na cidade de Ilhéus-BA, entre os dias 27 a 29 de Novembro de 2017, foi eleita a nova Diretoria Nacional para a Gestão 2017-2019. O tema do evento foi "Desafios do direito à educação no contexto atual: o papel dos conselhos de educação" e dentre os assuntos discutidos estavam o Sistema Nacional de Educação, Gestão Democrática da Educação e o papel dos Conselhos Municipais de Educação. Com cerca de 1.000 participantes, incluindo conselheiros municipais, secretários, professores e diversos outros profissionais da Educação, o evento reafirma as pautas defendidas pela organizacao, que baseia a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

A Nova Diretoria é liderada pelo professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, que foi coordenador estadual da Uncme Sergipe e vice-presidente nacional da Uncme. Nessa nova gestão, uma mudança é que há cinco vice-presidentes nacionais, um para cada região do País. De acordo com o professor Humberto Gonzaga essa descentralização irá fortalecer a gestão nacional dos Conselhos Municipais de Educação de todo o país.  Os vice-presidentes das cinco regiões estão abaixo listados. 

Vice-presidentes:

Região Norte: Ismayl Carlos Cortez  (Uncme Roraima) 

Região Nordeste: Marly do Socorro Peixoto Vidinha (Uncme Alagoas) 

Região Sudeste: Eliana Cavalieri Duarte (Uncme Rio de Janeiro) 

Região Sul: Ana Lúcia Rodrigues (Uncme Paraná) 

Região Centro-Oeste: Regina Lúcia Borges Araújo (Uncme Mato Grosso) 

Nesse contexto de profunda crise institucional na esfera governamental, em que os valores da democracia e os direitos sociais estão mergulhados em um cenário de incertezas e de possíveis retrocessos, define em sua plenária, pela manutenção da Série Histórica das Cartas da Uncme, reafirmando os principais compromissos institucionais no âmbito das políticas educacionais, para que o direito à educação se efetive. Os compromissos aqui destacados tem como referência o Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), com foco nos seguintes princípios:

  • autonomia dos entes federados;
  • acesso universal e inclusivo à educação em todos os níveis, etapas e modalidades;
  • financiamento necessário ao cumprimento das metas de acesso e permanência com qualidade;
  • valorização dos profissionais da educação;
  • promoção efetiva da gestão democrática nos Sistemas de Ensino.

Fonte: Uncme

https://goo.gl/JYhjc1


Parceria institucional