Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Tem início o 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime

Todas as notícias Categorias

16/08/2022Undime

Tem início o 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime

Evento acontece entre 16 e 19 de agosto, em Brasília


Após cerca de dois anos de pandemia e distanciamento social, a cerimônia de abertura do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime foi marcada por animação, gritos, buzinas e reencontros. O evento, que acontece até o dia 19 de agosto, em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reúne mais 1.300 participantes de todo o Brasil, em torno de palestras e bate-papo com o tema “a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”.

A cerimônia oficial teve início com a tradicional apresentação das delegações estaduais das seccionais da Undime. Cada estado foi representado por sua seccional, dirigentes municipais e equipes técnicas que celebraram o encontro com muita festa, confetes, balões e buzinas.

Na fala de abertura, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP destacou a importância de estar presente em um evento tão alegre e com tantos reencontros após o período de pandemia da covid-19. “Temos que agradecer a vida que nos foi dada, assumir o compromisso de transformação ainda mais profunda e dizer que estamos aqui para enfrentar os desafios, aprendermos uns com os outros, e lembrar que temos a capacidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Vamos viver com dignidade e honra”, destacou.



A abertura seguiu com falas de cada um dos participantes da tribuna de honra, composta por: Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, representando os parceiros institucionais da Undime; Jânio Macedo, assessor do gabinete da presidência do Sebrae, representando o terceiro setor; Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); Bartolomeu Moura Júnior, prefeito municipal de Palmeirópolis (TO); Helvia Paranaguá, Secretária de Estado da Educação do Distrito Federal, representando o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); Cezar Miola, presidente da associação de membros dos Tribunais de Contas; Paola Babos, representante interina do UNICEF no Brasil, representando os organismos internacionais; Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação. Também compuseram a tribuna de honra da cerimônia os presidentes das seccionais da Undime e integrantes da diretoria executiva nacional.



Após a cerimônia de abertura do evento, a primeira mesa do dia, a Conferência magna: Duzentos anos de Independência do Brasil: o que ainda temos de conquistar na educação pública?, trouxe como convidado o jornalista e escritor Antônio Gois, colunista de Educação do Globo e primeiro presidente da Jeduca Brasil, a Associação de Jornalistas de Educação. A mediação foi realizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.

Durante o debate, Gois trouxe um contexto da qualidade da educação pública do passado, e a atual. “A educação pública de hoje continua preocupante. Mas é inegável que nós conseguimos avançar, de maneira insuficiente e com muita luta, mas alguns avanços aconteceram e precisamos reconhecer esses avanços”, destacou.

O jornalista completou que ainda faltam conquistar muitos desafios atualmente, que incluem questões de financiamento, desigualdade social e exclusão, entre outros, mas que a qualidade da rede pública de ensino já evoluiu muito em relação ao passado.

“O esforço que vocês fizeram explica os avanços que a gente conseguiu conquistar. O desafio que vocês têm é enorme, mas para olhar para a frente a gente precisa valorizar muito o quanto já conquistamos graças ao esforço das redes de vocês”.



Talk Show

Antes da abertura oficial do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, nesta terça-feira, 16 de agosto, os participantes assistiram a um talk show com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. Os artistas bateram um papo sobre as conquistas, carreiras e dedicação à arte de dançar de ambos e de como ocorreu o encontro artístico entre os dois. Eles falaram sobre as experiências de cada um em liderança, gestão e auto superação, onde a parceria, o humor, e o bem-estar são fatores importantes para o sucesso na vida profissional. E é claro, ao final, foi realizada uma apresentação de dança que contagiou o público.

Segundo dia

Nesta quarta-feira (17), o dia tem início com a “Mesa-redonda: O acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais”, com a presença do escritor e especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal, Eduardo Shinyashiki. A programação segue com a Palestra: Paradigmas e utopias da educação brasileira e da educação internacional na contemporaneidade, com o antropólogo José Pacheco e a Mesa-redonda: Políticas e programas do governo federal para garantir a qualidade da educação com representantes do Ministério da Educação, FNDE e Inep.

Pela tarde, os participantes serão abordados assuntos como “Critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades para recebimento do VAAR”; “O uso das tecnologias na educação: diversão, conhecimento, competências, habilidades e aprendizagem”; “Formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais” e o encerramento fica por conta da Conferência: “Unidade na multiplicidade: do Manifesto dos Pioneiros ao Sistema Nacional de Educação”.

Além do espaço principal, onde serão realizadas as palestras, conferências e mesas redondas, o 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime conta com um espaço de estandes, no qual os participantes têm a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar, recebem atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e acessam estandes de empresas credenciadas a expor no local.

Confira a programação completa aqui.

9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 16 a 19 de agosto de 2022
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Brasília/DF
Informações: https://forumnacionalundime2022.com.br/

Fonte: Undime


Parceria institucional