15/09/2025Undime
Transmissão será pelos canais do Conviva e do MEC no YouTube
Está aberto o período de adesão ao Novo Pronacampo (Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas). A política do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo ampliar, qualificar e garantir a oferta, o acesso e a permanência na educação do campo para os povos do campo, das águas e das florestas.
Para apoiar as redes municipais de ensino nesse processo, a Undime, por meio do Conviva Educação e em parceria com o MEC, promoverá videoconferência, no dia 18 de setembro, às 15h (horário de Brasília), com orientações e esclarecimentos sobre a adesão no Simec.
A adesão das redes de ensino ao programa é voluntária e deve ser formalizada mediante assinatura de termo de compromisso no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para auxiliar os gestores no preenchimento das informações, o MEC elaborou um Guia do Usuário específico sobre o programa.
Entre as metas do Novo Pronacampo, destacam-se:
- a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas;
- o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas educacionais nesses territórios, em diferentes esferas federativas e de governança popular;
- a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo (Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002).
A transmissão será pelos canais do Conviva e do MEC no YouTube. Participam do evento virtual o Coordenador-Geral de Políticas de Educação do Campo do Ministério da Educação, Evandro Costa de Medeiros, e a mediação será feita pela presidente da Undime Maranhão e Dirigente Municipal de Educação de Açailândia/MA, Karla Nascimento.
Os participantes que acompanharem a transmissão ao vivo e preencherem a lista de presença receberão declaração de participação.
Fonte: Conviva Educação
Transmissão será pelos canais do Conviva e do MEC no YouTube Está aberto o período de adesão ao Novo Pronacampo (Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas). A política do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo ampliar, qualificar e garantir a oferta, o acesso e a permanência na educação do campo para os povos do campo, das águas e das florestas. Para apoiar as redes municipais de ensino nesse processo, a Undime, por meio do Conviva Educação e em parceria com o MEC, promoverá videoconferência, no dia 18 de setembro, às 15h (horário de Brasília), com orientações e esclarecimentos sobre a adesão no Simec. A adesão das redes de ensino ao programa é voluntária e deve ser formalizada mediante assinatura de termo de compromisso no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para auxiliar os gestores no preenchimento das informações, o MEC elaborou um Guia do Usuário específico sobre o programa. Entre as metas do Novo Pronacampo, destacam-se: - a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas; - o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas educacionais nesses territórios, em diferentes esferas federativas e de governança popular; - a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo (Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002). A transmissão será pelos canais do Conviva e do MEC no YouTube. Participam do evento virtual o Coordenador-Geral de Políticas de Educação do Campo do Ministério da Educação, Evandro Costa de Medeiros, e a mediação será feita pela presidente da Undime Maranhão e Dirigente Municipal de Educação de Açailândia/MA, Karla Nascimento. Os participantes que acompanharem a transmissão ao vivo e preencherem a lista de presença receberão declaração de participação. Fonte: Conviva Educação